Os gelados conhecidos de várias gerações abrantinas vão estar em destaque na capital durante toda a tarde, de dia 6 de Julho, no Largo do Intendente, em Lisboa.
São 100 por cento portugueses e com frutas nacionais e regionais, os gelados que há mais de 40 anos são servidos na cidade de Abrantes e vão ser agora degustados na esplanada da Produtos e Territórios – Loja do Intendente, no primeiro sábado do Festival Bairro do Intendente em Festa.
Trata-se de uma ação promocional da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior com o objetivo de contribuir para o escoamento do que é produzido no seu território, Abrantes, Constância e Sardoal. Assim, entre as 12h30 e as 19h, estarão disponíveis alguns dos gelados tradicionais deste produtor do Ribatejo Interior, nomeadamente o gelado feito com Palha de Abrantes, doce típico abrantino, e os com frutos de produção local, como é o caso dos gelados de amora, que provêm dos campos de Alvega, no concelho de Abrantes, da Courela da Cruz.
Os gelados Lis são uma marca de grande relevância para a comunidade e diáspora abrantina, visto que esta gelataria, de confeção própria, existe na Cidade há mais de 40 anos. Agora com novo proprietário, mas mantendo os segredos antigos, e novo design. Este aposta nestes gelados portugueses, sem corantes e conservantes, que, além da loja de Abrantes, soma outra em Santarém e tenta incrementar a marca na capital.
A iniciativa da TAGUS é integrada no projeto de cooperação transnacional, materializado na Loja do Intendente, com 6 parceiros portugueses, também Grupos de Ação Local do interior do país, e parceiros ativos no desenvolvimento de Cabo Verde, no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária Rural (DLBC Rural), do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020) e cofinanciado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER).