A GM2E, uma empresa do Grupo Change In Motion, inaugurou as suas novas instalações na Zona Industrial de Montalvo, no concelho de Constância. A GM2E Tech Point “oferece um serviço inovador de gestão e manutenção integrada de todos os equipamentos e infraestruturas em edifícios, garantindo uma exploração mais eficiente, com redução de custos e aumento da segurança e conforto para os utilizadores”, pode ler-se na página da empresa nas redes sociais.
Luís Inácio é o diretor executivo, fundador e CEO do universo Change In Motion, grupo empresarial com um número de unidades de negócio e de empresas. “A Change In Motion é um ecossistema de inovação, empreendedorismo e aprendizagem colaborativa. É dentro deste ecossistema que nasce uma das nossas unidades de negócio que é a GM2E”, explicou o responsável. O grupo integra ainda a Lipronerg e as Aldeias do Zêzere.
Quanto à GM2E, Luís Inácio disse que “foi uma ideia que nasceu em 2017 e que foi, de alguma maneira, validada pelo projeto Incubar + Lezíria, da Nersant. (...) Foi olhar para as imposições legais e as necessidades que estavam a decorrer naquela altura, que já vinham de trás e agora muito mais presentes, que é a incorporação de tecnologias e de sistemas altamente tecnológicos que necessitam de um elevado nível de especialização técnica para operar, manter, conduzir os sistemas técnicos do parque edificado que estão em operação”.
“O que pretendemos é atender esse mercado que não estava a ser atendido, decorrente de legislação, nomeadamente europeia”, esclareceu.
Nos primeiros anos da empresa, “procurámos trabalhar com dois segmentos de mercado: o terceiro setor, nomeadamente IPSS, e o setor público”. O Centro Social Belverense foi mesmo “o nosso primeiro cliente”.
Agora, mais um passo em frente e a GM2E destina-se a hotéis, piscinas, centros de saúde, clínicas de saúde, lares, IPSS, galerias, museus, escolas, bibliotecas, pavilhões e complexos desportivos e centros comerciais, com “serviços combinados para apoio a edifícios”.
2018 e 2019 foram anos de ”validação da ideia”, sendo que a empresa foi criada em março de 2020, em plena pandemia. “Foi muito estranho”, reconheceu Luís Inácio. Mas aqui chegados, “é a confirmação de que valia a pena apostar na nossa ideia”.
A GM2E começou em 2020 com quatro colaboradores e “hoje somos mais de 20”. Quanto ao volume de negócios, “começámos num ano em que atingimos os 200 mil euros e hoje, multiplicámos por quase oito vezes”, sendo que este ano “estamos a perspetivar atingir 1,5 milhões de euros”.
Agora já com o Tech Point instalado e inaugurado, “pretendemos projetar a empresa a outro nível”, visto ser “um elemento fundamental para o nosso plano estratégico 2026 - 2030”.
Relativamente à escolha da Zona Industrial de Montalvo, simplesmente “aconteceu”.
“Identificámos o espaço e o universo Change In Motion teve a oportunidade de o adquirir”, admitiu Luís Inácio que declarou que “inicialmente, confesso, não estava previsto instalarmos a GM2E aqui mas, após um período de reflexão, achámos que tinha todas as condições de visibilidade, de acesso e, de alguma maneira, estava alinhado com aquilo que é a nossa cultura, a nossa forma de estar. Tem espaço e condições para podermos crescer e pensarmos a médio e longo prazo”.
Com mais este investimento privado na Zona Industrial de Montalvo, o presidente da Câmara de Constância, Sérgio Oliveira, mostrou-se satisfeito por ver mais um pavilhão que estava vazio, ganhar novamente vida.
“É um dia de alegria e felicidade”, disse o autarca, que lembrou que “este foi um dos primeiros pavilhões na Zona Industrial”.
“Para Constância e para a Zona Industrial de Montalvo é o acrescentar de valor ao conjunto de empresas que já aqui temos instaladas”, acrescentou Sérgio Oliveira. Quanto ao facto de, no dia da inauguração, já se falar em crescimento, o presidente da Câmara de Constância confirmou que “o objetivo é ampliar as instalações e isso ainda é mais gratificante para nós, por percebermos que não é só a abertura de espaço. Ou seja, que é uma empresa que está em crescimento e com isso, vai gerar mais riqueza e mais postos de trabalho e isso é muito importante para Constância”.
A Change In Motion tem a sua sede no Tagusvalley, em Alferrarede, no concelho de Abrantes e conta agora com instalações industriais da GM2E na Zona Industrial de Montalvo, no concelho de Constância.
Notícia relacionada: https://jornaldeabrantes.sapo.pt/economia/change-in-motion-em-crescimento-projeta-centro-de-inovacao-em-abrantes-c-audio
Galeria de Imagens