A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Comando Territorial de Santarém, está a realizar uma operação de segurança no âmbito da Feira Nacional do Cavalo, na Golegã e zona envolvente. Esta operação começou no dia 4, sexta-feira, e vai decorrer até domingo, dia 13 de novembro. Com esta ação a GNR pretende garantir a segurança e a tranquilidade pública de todos os visitantes, entidades e habitantes locais, bem como o controlo e fluidez rodoviária.
Em comunicado a força de autoridade revela que “considerando a realização da XLVI Feira Nacional do Cavalo que coincide com a XXIII Feira Internacional do Cavalo Lusitano e com a Feira de São Martinho, e tratando-se de um evento de grande impacto a nível nacional e internacional que reúne milhares de visitantes, a GNR irá desenvolver uma operação para garantir a segurança de todos os visitantes, com a colaboração de diversas entidades.”
Esta operação, de acordo com a mesma fonte, conta com diversas especialidades da Guarda, nomeadamente meios do dispositivo territorial, de trânsito, da estrutura de investigação criminal, de patrulhamento ciclo e a cavalo, de ordem pública, proteção e socorro e de patrulhas do programa do Tourist Support Patrol.
Para que o evento decorra em segurança, a Guarda Nacional Republicana deixa várias recomendações:
Seja responsável ao conduzir;
Siga as instruções e as indicações dos militares da GNR;
Identifique o local onde estaciona a sua viatura;
Ao parquear a sua viatura, se detetar algum comportamento suspeito, entre em contacto com a GNR;
Circule preferencialmente por ruas iluminadas e movimentadas;
Caso esteja a cavalo deve adotar um comportamento seguro para si, para os restantes utentes e para o animal;
Não maltrate os diversos animais presentes;
Não transporte quantias elevadas de dinheiro;
Não deixe bens no interior do veículo à vista;
Nunca perca de vista quem o acompanha, principalmente os idosos e as crianças;
Se veio em grupo fique com a identificação e o n.º de telemóvel do responsável;
Deixe limpo o local por onde transita ou descansa;
Em caso de desorientação ou necessitar de auxílio contacte os militares da GNR.
Ainda no mesmo documento a Guarda informa que a operação conta com o reforço da Unidade de Intervenção (UI), da Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE) e da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS).