Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Santarém: Iberanime muda-se para Santarém e assinala 15.º aniversário com mais espaço e atividades

11/04/2025 às 10:15

O Iberanime, festival de cultura japonesa, vai decorrer este ano em Santarém, nos dias 17 e 18 de maio, no Centro Nacional de Exposições "com mais espaço e atividades", depois de mais de uma década com edições em Lisboa e no Porto. 

Criado em 2010, o Iberanime tem decorrido anualmente em duas edições distintas: uma no norte (Porto) e outra no sul (Lisboa). Este ano, a edição sul será pela primeira vez organizada em Santarém, cidade que, segundo a organização, “reúne as condições técnicas ideais para o crescimento” do evento.

“Sentimos que Lisboa, em particular as condições que nós tínhamos na FIL (Feira Internacional de Lisboa), já não eram suportáveis para o crescimento do festival”, disse hoje o diretor de marketing e comunicação do Iberanime, Mário Costa, na apresentação à imprensa, acrescentando que a escolha por Santarém foi “ponderada, mas difícil”, e teve em conta “a proximidade à capital e a acessibilidade por transportes públicos”.

A mudança coincide com a comemoração dos 15 anos do evento, que passará a contar com mais 10.000 metros quadrados de espaço útil.

Em 2024, o festival registou cerca de 72.500 visitantes nas duas edições, norte e sul, números que os responsáveis consideram “expressivos do crescente interesse do público português pela cultura japonesa”.

A edição de 2025 contará com três grandes áreas de exposição (naves A, B e C ) bem como um auditório, uma zona cultural e uma sala de oficinas.

Segundo a organização esta será "a maior edição de sempre”, tanto em número de atividades como na presença de artistas convidados.

Na Nave A estará instalado o Palco Tóquio, reservado a espetáculos ao vivo e a concertos.

A mesma nave acolherá ainda uma nova área de "anime sports", com modalidades como basquetebol, voleibol e futebol, inspiradas em séries de animação japonesas.

Estará também disponível uma Japanese Arcade Zone, com jogos retro, e uma área de videojogos dedicado a torneios e experimentação de jogos.

Outro destaque é a Drawing Zone, espaço dedicado ao desenho livre e à ilustração, que contará com 'workshops' orientados pelos artistas portugueses Joana Rosa e Luís Figueiredo.

A Nave B terá o Palco Iberanime, onde decorrerão concursos e atuações de 'cosplay', além do Otaku Market, uma feira de produtos associados à cultura pop japonesa.

Haverá ainda uma área de jogos de tabuleiro e cartas e um espaço com atividades lúdicas para crianças, como insufláveis e pinturas faciais.

A Nave C será dedicada à alimentação, com várias 'food trucks' e bancas de gastronomia asiática. De acordo com a organização, além de comida japonesa estarão igualmente disponíveis pratos de outras regiões asiáticas.

No piso superior do CNEMA, será instalada uma sala de oficinas, onde serão dinamizados 'workshops' práticos, com inscrição no próprio dia através da aplicação oficial do evento.

Uma das principais novidades da edição deste ano é o Espaço de Saúde Mental, iniciativa que, segundo a organização, “não pretende substituir o acompanhamento clínico”, mas visa criar “um ambiente seguro para os participantes”, especialmente os mais jovens.

"Uma parte do nosso público foi posto de parte na escola ou nos grupos de amigos, por ter gostos que saem um pouco fora da tradição do conteúdo que as pessoas consomem. Muitos foram vítimas de 'bullying' ou de gozo”, explicou Mário Costa, motivo pelo qual a organização decidiu criar um espaço que pretende "oferecer um ambiente seguro e de apoio”.

Entre os destaques da programação estão a atuação da cantora japonesa Yumi Matsuzawa, conhecida por temas de séries de anime, e o torneio internacional de 'cosplay' que vai contar com participantes de vários países.

Haverá ainda atuações de dança e apresentações de artistas japoneses como a banda de rock Fate Gear.

“É uma aposta grande e arriscada, já que muitos desses artistas não são conhecidos em Portugal. No entanto, essa é parte da nossa missão, que é dar a conhecer novos nomes no nosso mercado”, afirmou Mário Costa.

O responsável afirmou ainda que o evento pretende permitir o cruzamento e a aproximação “de culturas tão diferentes como a cultura japonesa e a cultura portuguesa”.

“O que nós tentámos fazer é mostrar como artistas portugueses, criadores portugueses e profissionais portugueses conseguem pegar naquilo que são tradições do Japão e adaptá-las à nossa realidade”, concluiu.

A programação pode ser consultada no ‘site’ oficial do evento. 

Lusa

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2025
Jornal de Abrantes - abril 2025
PUB