Está dominado, e em fase de resolução, o incêndio que deflagrou às 17:10 entre as aldeias de Águas das Casas e Vale de Açor, em Fontes, no concelho de Abrantes.
O incêndio atiçado pelos ventos fortes que se fizeram sentir ganhou dimensão muito rapidamente, mas a Proteção Civil respondeu com uma força musculada e com 9 meios aéreos. Às 19:10, duas horas depois de ter deflagrado, 309 operacionais apoiados por 91 viaturas e mantinha os 9 meios aéreos.
De acordo com fontes no local, o incêndio terá começado na zona de Vale de Açor e mantinha a direção da povoação de Fontes, ambas no concelho de Abrantes.
Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Abrantes os meios estavam, nesta altura, a ser posicionados na estrada para o Maxial por forma a fazer o combate direto e evitar que as chamas passassem esta barreira.
O fogo, que não ameaçou povoações ou habitações foi dado como em resolução às 19:52.
Mesmo assim, às 21:15 o fogo estava em fase de rescaldo e mantinham-se no local 277 operacionais auxiliados por 81 viaturas.
De referir que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou dezassete distritos de Portugal continental sob aviso amarelo na quarta e quinta-feira devido à previsão de tempo quente.
Na quarta-feira, o aviso amarelo abrange os distritos de Évora, Porto, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Coimbra e Braga e vai estar em vigor entre as 10:00 e as 18:00 de quinta-feira.
Para quinta-feira, o IPMA emitiu aviso amarelo (entre as 10:00 e as 18:00 deste dia) para os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco e Portalegre.
Faro é o único distrito que não vai estar sob aviso amarelo quarta e quinta-feira.
Os 17 distritos vão estar sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.
Foto: Antena Livre 18:!5
Foto: Hélio Madeiras 18:30