Isaura Morais, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, é a cabeça de lista do PSD da lista às eleições legislativas de outubro. A escolha de Rui Rio contraria a escolha dos nomes decidida pela Comissão Política Distrital que tinha colocado João Moura como o primeiro da lista. Recorde-se que a direção nacional havia solicitado que as listas fossem divulgadas por ordem alfabética, mas em Santarém foi ordenada de outra forma.
Na altura João Moura afirmou à Lusa que o facto de não ter sido seguida a indicação de apresentação dos nomes por ordem alfabética não é problemática, reconhecendo que a proposta saída da reunião de quarta-feira à noite será ainda discutida com o secretário-geral do partido antes da ordenação final.
A lista votada pela distrital tinha colocado João Moura a liderar a lista, em segundo lugar o advogado de Santarém Ramiro Matos e em terceiro a atual presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, seguindo-se Rui Rufino (indicado pela concelhia da Chamusca), Jorge Simões (Torres Novas), Sónia Ferreira (Benavente), João Oliveira (JSD e da concelhia do Cartaxo), Célia Bonet (eleita como vereadora independente em Tomar) e Isilda Aguincha (TSD e da concelhia do Entroncamento).
Segundo João Moura, todos os elementos da lista – que inclui ainda os suplentes José Salvado (Vila Nova da Barquinha), Ana Cláudio (Torres Novas), Ricardo Oliveira (Benavente), Teresa Nogueira (Cartaxo) e Cláudia Ferreira (Vila Nova da Barquinha) – assumiram o compromisso de, caso sejam eleitos, exercerem a função de deputado em exclusividade.
A Comissão Política Nacional (CPN) vai reunir-se com as várias Comissões Políticas Distritais entre 08 e 19 de julho para discutir as propostas de listas, de acordo com o calendário aprovado pela direção do PSD em maio.
A mesma deliberação refere que, em finais de julho, a Comissão Política Nacional e o Conselho Nacional aprovam as listas de candidatos.
Com Lusa
Notícia relacionada: https://www.antenalivre.pt/noticias/psd-santarem-aprova-candidatos-a-deputados-com-presidente-da-distrital-a-cabeca