A Infraestruturas de Portugal (IP) consignou, no passado dia 15 de novembro, a empreitada de estabilização da plataforma rodoviária da A23, no troço entre o Nó de Atalaia e o Nó de Roda, sentido Torres Novas – Abrantes.
Esta intervenção decorre da necessidade em proceder à reparação de uma deformação no pavimento que foi identificada ao quilómetro 21,150 da A23.
Após a deteção desta anomalia, como medida preventiva de segurança, no dia 21 de outubro a IP procedeu ao corte da circulação no referido lanço, no sentido Torres Novas – Abrantes, “e de imediato deu início a trabalhos preparatórios, de sondagem e avaliação para o desenvolvimento dos projetos para a reparação da via”. Recorde-se que no local onde ocorreu a deformação no pavimento existe um gasoduto, propriedade da REN, que atravessa a A23 na perpendicular, “o que obriga à adoção de soluções técnicas mais complexas”, informa a IP em comunicado.
Concluída esta fase e elaborado o projeto de execução, inicia-se agora a obra que irá garantir a integral estabilização do talude e a reposição das condições de circulação, o que se estima possa ocorrer até final do ano.
A empreitada envolve um investimento de cerca de 850 mil euros e compreende “a construção de um viaduto em betão armado e pré-esforçado, apoiado em fundações profundas encastradas no substrato competente, cerca de 5m abaixo da cota da base do gasoduto. A estrutura do tabuleiro será constituída por 8 vigas pré-fabricadas em betão armado e pré-esforçado, justapostas”.
Segundo informa ainda a IP, “para a execução dos trabalhos e até à sua conclusão não será necessário proceder à alteração aos condicionamentos de trânsito atualmente em vigor e para os quais agradecemos a melhor compreensão para os eventuais transtornos que possam provocar”.
Foto: Infraestruturas de Portugal