O programa cultural Caminhos, que acontece no Médio Tejo, arranca na próxima sexta-feira com teatro de rua, novo circo, música e percursos artísticos em vários espaços dos seis concelhos que acolhem a primeira das três etapas anuais da iniciativa.
Dedicada aos Caminhos do Ferro, a programação de abril decorre em dois fins de semana, de 13 a 15 e de 20 a 22, levando a Abrantes, Constância, Entroncamento, Mação, Tomar e Vila Nova da Barquinha (distrito de Santarém) a música de Teresa Salgueiro, dos Gaiteiros de Lisboa, de Pedro Jóia, de Helder Moutinho, de Bruno Pernadas e de Castello Branco (música popular brasileira), afirma uma nota da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT).
Promovida pela CIMT, esta iniciativa cultural em rede iniciou-se em 2017, marcando três momentos do ano, a primavera, com temáticas associadas às linhas férreas (Caminhos do Ferro), o verão, com os leitos dos rios a servirem de tema para os Caminhos da Água, e o outono, dedicado aos Caminhos da Pedra (estradas), levando espetáculos de música, teatro, dança, circo contemporâneo e percursos artísticos em itinerância por vários concelhos, na sua maioria do distrito de Santarém.
Os eventos decorrem em vários espaços, ligando os espetáculos ao património e ao turismo, para criar “percursos culturais no território”, que na primeira edição, em 2017, envolveram “milhares de pessoas”, entre visitantes e elementos da comunidade, em particular escolas e associações, em 160 ações culturais, segundo dados da CIMT.
No próximo fim de semana o programa arranca sexta-feira de manhã com “Dragonologia”, teatro de rua, em Vila Nova da Barquinha, na escola D. Maria II, espetáculo que repete ao final da tarde na rua Luís Falcão, no Entroncamento, cidade onde, às 22:30, Hélder Moutinho atua no Centro Cultural.
À tarde, quem quiser pode acompanhar o percurso artístico de Ana Bento no Largo dos Combatentes, em Mação, ou o que é conduzido por Lara Soares no exterior do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, onde à noite será apresentado o espetáculo de novo circo “Irakurriz”, por Shakti Olaizola.
No sábado será o centro histórico de Abrantes a assistir a “Dragonologia”, repetindo-se, à tarde, os percursos artísticos de Lara Soares e Ana Bento, estando marcado para a noite o espetáculo de novo circo “Ekilibuá”, por Maintomano, na praça Salgueiro Maia, no Entroncamento, e as atuações de Daniel Pereira Cristo, no auditório do Centro Cultural de Mação, e de Pedro Jóia, na igreja de Atalaia, em Vila Nova da Barquinha.
No domingo, o grupo Sopa de Pedra atua na igreja matriz de Tancos, em Vila Nova da Barquinha, ao fim da tarde, estando marcado para a noite o concerto com Teresa Salgueiro às 21h30, no Auditório da Escola Secundária Doutor Manuel Fernandes, em Abrantes.
O programa tem um financiamento comunitário global da ordem dos 750.000 euros para três anos, sendo a componente nacional assumida pelos municípios onde decorrem os eventos.
A CIMT integra os concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, do distrito de Santarém, e Sertã e Vila de Rei, do distrito de Castelo Branco.
Lusa