A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo apresentou, ontem, dia 27 de junho, em Vila Nova da Barquinha, o meioB, um inovador sistema de mobilidade sustentável que visa “transformar a forma como as pessoas se deslocam na região do Médio Tejo”.
Manuel Jorge Valamatos, presidente da CIM Médio Tejo, abriu a sessão de lançamento, destacando a importância da iniciativa para a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida dos cidadãos. "Com o lançamento do meioB, sistema intermunicipal de bicicletas para uso público no Médio Tejo, estamos a demonstrar a nossa clara atenção para com as questões da sustentabilidade ambiental, como também estamos a dar passos evolutivos no domínio da mobilidade e dos transportes para com os nossos cidadãos e pelo garante da sua qualidade de vida", afirmou o presidente.
“A partir de agora, o território contará com mais de 60 estações e de 250 bicicletas, podendo ser utilizado em muitas opções de deslocação da nossa população”, adiantou o presidente desta CIM, acrescentando ainda que “este sistema, que representa um investimento de cerca 1,5 milhões de euros, foi construído com o objetivo de promover a intermodalidade, tendo-se colocado estações de carregamento das bicicletas nas imediações dos terminais rodoviários e das estações ferroviárias, permitindo combinar o transporte público coletivo com a bicicleta elétrica”.
Manuel Jorge Valamatos, presidente da CIMT
Promovido em parceria com os municípios de Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha, o meioB é um sistema comprometido em promover a mobilidade suave no quotidiano da população e em oferecer uma alternativa ecológica e saudável ao transporte motorizado na região.
Este objetivo foi também reforçado por Miguel Pombeiro, primeiro secretário executivo da CIM Médio Tejo, que, durante a apresentação do meioB, sublinhou a necessidade urgente de "combater o monopólio da utilização automóvel". Sempre com a sustentabilidade e a coesão territorial em vista, o responsável destacou que esta nova aposta na mobilidade suave é um marco importante na oferta de transportes sustentáveis da região do Médio Tejo. A iniciativa abrange 11 municípios numa área de mais de 2.500 km², facilitando deslocações quotidianas eficientes e sustentáveis por motivos de trabalho, estudo ou acesso ao comércio e serviços.
Miguel Pombeiro, primeiro secretário executivo da CIM Médio Tejo
Luís Filipe, vogal Executivo da Comissão Diretiva do Centro 2030, esteve também presente na sessão de apresentação, onde destacou a importância deste investimento no quadro das preocupações e das missões da política europeia no que diz respeito ao tema da mobilidade sustentável. "A adaptação do território às mudanças e a antecipação de tendências são cruciais para o nosso sucesso futuro," afirmou. Assumindo que a transição verde é uma prioridade, o responsável defendeu que “só conseguiremos alcançá-la se trabalharmos em conjunto, valorizando a coesão territorial. É fundamental capacitar os territórios para que possam desenvolver projetos de interesse comum e com impacto significativo na população e no ambiente”.
Luís Filipe, vogal Executivo da Comissão Diretiva do Centro 2030
A sessão contou ainda com a presença de Francisco Sarmento, da CME, empresa parceira do meioB, que fez uma demonstração prática do funcionamento deste inovador sistema de bikesharing.
Francisco Sarmento, da CME
À margem da cerimónia, o também presidente da Câmara de Abrantes, foi questionado sobre o facto de Abrantes não ter entrado na 1.ª fase deste projeto, bem como Sardoal. Manuel Jorge Valamatos explicou a razão.
Para Vasco Estrela, as bicicletas vão ser bem sucedidas em Mação. Todas as estações entraram hoje em funcionamento, com a ligação à rede.
Em Constância, Sérgio Oliveira acredita que será uma mais valia para os turistas e para os residentes que podem percorrer todo o concelho.
Já Ricardo Aires espera que seja um meio de transporte a que a população de Vila de Rei adira para que, mais tarde, se possa estender a todo o concelho.
Vila Nova da Barquinha foi o local escolhido para a apresentação do meio b e, com estações em todas as freguesias, Fernando Freire acredita que este projeto que diz ser ambicioso, vai ser um sucesso no seu concelho, à semelhança do que vê por outros locais na Europa.
“meioB - a tua opção A” - assinatura reflete o objetivo da iniciativa
Com uma rede de mais de 60 estações, distribuídas por 11 concelhos, e mais de 250 bicicletas elétricas, com autonomia para 50 quilómetros, o meioB começa a operar desde hoje sob o signo da assinatura “meioB - a tua opção A”. A iniciativa “distingue-se de outros congéneres pela sua abrangência e intermunicipalidade”, isto porque, “ao contrário de outras iniciativas que se circunscrevem a uma única cidade, o meioB permite viajar entre concelhos, facilitando a interligação e o acesso a pontos estratégicos como serviços públicos, escolas, comércio, equipamentos de saúde e locais de interesse turístico”. A localização das estações foi, de resto, criteriosamente planeada para responder às necessidades de deslocação casa-trabalho e lazer, encontrando-se, por isso, próximas a áreas de transporte intermodal, como estações de caminhos de ferro e terminais rodoviários.
Utilização fácil, intuitiva e económica
Para usufruir desta forma de mobilidade ecológica e suave, os utilizadores devem dirigir-se a uma estação, desbloquear uma bicicleta e seguir até outra estação próxima do destino desejado. A interação dos utilizadores com o serviço é facilitada através de uma aplicação, desenvolvida para o efeito, que se encontra disponível gratuitamente nas lojas Android e Apple. Basta abrir a aplicação, digitalizar o código QR correspondente e a bicicleta será desbloqueada automaticamente. A CIM Médio Tejo recomenda o uso de capacete para garantir maior segurança na utilização dos velocípedes.
O meioB oferece diferentes planos tarifários - ocasional (até 72 horas), mensal e anual -, adaptados às necessidades dos utilizadores. Nos primeiros 60 minutos de cada viagem, a utilização das bicicletas é gratuita, sendo que, após esse período, aplica-se uma tarifa de 0,01 euros por cada minuto adicional. Todas as informações sobre o sistema, incluindo o tarifário, podem ser consultadas em www.meiob.pt, disponível em português, francês e inglês.
Benefícios Ambientais e desenvolvimento local
O meioB promove a substituição de veículos motorizados por bicicletas elétricas, contribuindo assim para a redução das emissões de gases poluentes e alinhando-se com os objetivos de sustentabilidade ambiental. Além de incentivar um estilo de vida saudável, “a iniciativa dinamiza a economia local, facilitando o acesso ao trabalho, serviços e comércio, e poderá dar um excelente contributo na dinamização turística do território”.
A CIM Médio Tejo acredita que a comunidade local “é essencial para o sucesso” do meioB. Estão, por isso, previstas ações com escolas e associações locais para promover o uso das bicicletas elétricas e estimular mudanças nos hábitos de deslocação, incentivando viagens casa-escola e casa-trabalho de bicicleta.
Para monitorizar o sucesso da iniciativa, uma plataforma acompanhará a utilização do meioB e os percursos realizados, identificando também eventuais áreas de melhoria.
Segundo a CIM Médio Tejo, com o meioB, “a região do Médio Tejo avança rumo a uma mobilidade mais sustentável e integrada, similar a grandes centros urbanos europeus”. Este projeto, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa Operacional Regional Centro 2020, representa um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros “e pode servir de exemplo para outras regiões do país”.
meioB em números:
Investimento: 1,5 milhões de euros
Municípios: 11 concelhos da região
Extensão do território: superior a 2500 km²
Bicicletas: + de 250
Autonomia: cerca de 50 km
Estações: + de 60 distribuídas pela região
Tempo de carregamento: cerca de 4 horas