Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Município de Vila de Rei alerta para possível chegada do percevejo asiático à região

15/10/2019 às 00:00

O Município de Vila de Rei, no seguimento do alerta transmitido pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC), apela a população para ter especial atenção na possível identificação do percevejo asiático, inseto que tem vindo já a invadir diversos países europeus.

Os investigadores da FCTUC adiantam que se trata de um “inseto problemático” que, “com certeza”, vai incluir Portugal na “já longa lista de países invadidos”.

Poderá assim vir a tratar-se de mais uma praga agrícola no nosso país, naquele que é um inseto picador-sugador capaz de se alimentar de mais de 300 espécies de plantas nas suas diferentes estruturas (frutos, folhas ou rebentos), incluindo inúmeras plantas de interessa agrícola. As culturas agrícolas de tomate, milho, pera, uva e laranja, tão relevantes no contexto nacional, poderão vir a ser severamente afetadas, sem que haja ainda uma eficaz forma de controlo.

Alerta o Município de Vila de Rei em comunicado que a nível de saúde pública, o percevejo asiático procura por abrigo nos meses mais frios (entre dezembro e março) em casas e barracões, levando consigo uma elevada concentração de organismos – na ordem dos milhares de insetos – agravada pela libertação de odores nefastos quando perturbados.

A FLOWer Lab, entidade responsável pela produção dos materiais de divulgação e pela identificação de avistamentos suspeitos, afirma que “o clima favorável em Portugal, a rápida progressão observada e os danos agrícolas e de saúde pública com difícil combate – a que se junta a interseção verificada em Portugal no início do ano, no concelho de Pombal – torna imperativo trazer o conhecimento ao público e assim tentar evitar uma expansão silenciosa".

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - junho 2024
Jornal de Abrantes - junho 2024
PUB