Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Piano: Sardoal acolhe IX Encontro Internacional de Piano com músicos do mundo (c/áudio)

21/06/2024 às 09:25

O Centro Cultural de Sardoal acolhe, entre esta sexta-feira e 30 de junho, o IX Encontro Internacional de Piano, envolvendo cerca de meia centena de participantes, entre alunos e professores, oriundos de vários países, anunciou a Câmara Municipal.

“Vai ser mais de uma semana de concertos, de muita qualidade, entre o concerto de abertura, que vai ser pela Orquestra Filarmonia das Beiras, com a participação de um dos grandes mentores do festival, o pianista Manuel Araújo, e do trompetista Pedro Pacheco, até aos espetáculos em espaços de património, como igreja e capelas, e uma noite de cinema musicada ao vivo, a novidade deste ano”, disse à Lusa o presidente do município de Sardoal, Miguel Borges.

A iniciativa, organizada pela autarquia do distrito de Santarém e pela Academia Internacional de Música "Aquiles Delle Vigne", apresenta um “programa rico em termos de oferta e qualidade da programação, a par da continuidade do seu propósito pedagógico - o Prémio Sardoal Jovem Talento “, acrescentou o autarca.

Este ano, o Festival Internacional de Piano vai contar com a participação de cerca de 20 jovens pianistas de Portugal e mais sete países - Itália, Japão, China, Alemanha, Islândia, Noruega e Ucrânia -, a par de professores, mestres e jurados, num total de cerca de 50 participantes, com “algumas famílias sardoalenses a acolher jovens pianistas em suas casas”.

Miguel Borges, presidente CM Sardoal

O evento começa às 21:30 de sexta-feira com o concerto de abertura pela Orquestra Filarmonia das Beiras, que, sob a direção do maestro polaco Jan Wierzba e com a participação do pianista Manuel Araújo e do trompetista Pedro Pacheco, vai interpretar peças de Johann Sebastian Bach (1685-1750), Benjamin Britten (1913-1976) e de Dmitri Shostakovitch (1906-1975).

O programa inclui, no sábado, um concerto em Coimbra, no Convento São Francisco, pela Orquestra Clássica do Centro, em parceria com o Coimbra World Piano Meeting, e regressa a Sardoal a 24 de junho, segunda-feira, para o primeiro concerto de Jovens Talentos.

No dia 26, também às 21:30, a noite é de “cinema musicado ao vivo”, em parceira com o Espalhafitas, cineclube da Associação Palha de Abrantes, com o filme mudo “O Fauno das montanhas”, de Manuel Luís Vieira, a ser musicado pelo pianista Filipe Gouveia e Melo.

Também para o Centro Cultural, no dia 29 de junho, às 21:30, está agendado um concerto com o pianista belga Johan Schmidt.

O IX Encontro Internacional de Piano de Sardoal inclui ainda uma Caminhada Concerto "Música pelo Património", no dia 28 de junho, às 21:00, com início na Igreja Matriz, com uma pequena atuação da Filarmónica União Sardoalense, levando, de seguida, o público por uma viagem musical e histórica pelas igrejas e capelas da Vila, com piano, harpa, violoncelo e guitarra portuguesa, com vários músicos convidados.

Entre os dias 27 e 30 de junho decorrem ainda os concertos de Jovens Talentos, nas categorias de juvenil, júnior e sénior, com o espetáculo de encerramento agendado para domingo, às 16:00, seguido do anúncio dos vencedores do concurso e entrega dos prémios.

Com um orçamento na ordem dos 20 mil euros, o festival tem entradas livres, à exceção do concerto de abertura (três euros), e do cine-concerto (3,70 euros) sendo uma iniciativa “parcialmente financiada” pela Direção-Geral das Artes, no âmbito do apoio à programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).

Contando com o "alto patrocínio da Presidência da República, pelo segundo ano consecutivo", o Encontro Internacional de Piano de Sardoal inaugura o sistema de venda de bilhetes ‘online’ no Centro Cultural Gil Vicente, na ticketline.pt

C/ Lusa

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - julho 2024
Jornal de Abrantes - julho 2024
PUB