A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, em estreita colaboração com a GNR de Fátima, recolheu elementos de prova que determinaram a detenção, fora de flagrante delito, do autor de três incêndios florestais ocorridos nos dias 24 e 25 de agosto, nas imediações da localidade de Casal Farto – Fátima.
Sublinhe-se que a ação da GNR foi essencial, na transmissão rápida da informação existente, permitindo o célere desenvolvimento investigatório, por parte da Policia Judiciária.
O autor, um homem de 30 anos de idade, ateou os incêndios com recurso a chama direta, havendo suspeitas de que outras ignições naquela zona possam estar relacionadas com o mesmo. Os locais do incêndio inserem-se numa vasta região de floresta com uma geografia acidentada de serra onde nas proximidades se localizam pequenas povoações.
A pronta intervenção dos bombeiros evitou que os incêndios tomassem outras proporções, que pusesse em perigo a vida, a integridade física ou bens patrimoniais de terceiros.
Recorde-se que a região de Ourém/Fátima/Leiria tem registado este ano um anormal número de ignições o que levou os autarcas de Ourém e Leiria a vir publicamente dizer que os incêndios ali registados eram fruto de ações criminosas.
O detido será presente a Tribunal para a aplicação das adequadas medidas de coação.