A Infraestruturas de Portugal está a fazer uma intervenção de reabilitação e reforço estrutural na ponte sobre o rio Zêzere, que liga os concelhos de Vila de Rei e Ferreira do Zêzere. No seguimento dos trabalhos a circulação nesta via vai estar interditada em três períodos do dia 30 de janeiro, para montagem do andaime móvel sobre a viga em arco.
De acordo com os dois municípios (Vila de Rei e Ferreira do Zêzere) os trabalhos decorrerão em quatro fases, sendo a primeira no dia 30 de janeiro, obrigando a 3 cortes do tráfego na Ponte sobre o rio Zêzere, distribuídos ao longo do dia.
Este faseamento permitirá a circulação nas horas de maior fluxo, nomeadamente no início do dia, hora do almoço e final do dia.
1º corte - entre as 09h00 e as 10h00
2º corte - entre as 11h00 e as 12h30
3º corte - entre as 14h30 e as 16h00.
Ainda segundo a informação dos dois municípios o desvio terá apoio policial e estará devidamente assinalado e sinalizado, utilizando as estradas ER238, IC8 e a EN2, numa extensão de cerca de 58 km.
De notar que as obras tiveram início a 11 de julho do ano passado e têm um prazo de execução previsto de 420 dias, e incluem trabalhos de limpeza geral da obra, com projeção de jato de água, substituição e reparação de aparelhos de apoio, tratamento da fendilhação, zonas porosas e delaminação por corrosão na face inferior da laje, das vigas e das carlingas, impermeabilização e pavimentação do tabuleiro, tensionamento dos cabos de pré-esforço e pintura geral da ponte.
A ponte sobre o rio Zêzere, sobre a albufeira de Castelo de Bode, situa-se ao quilómetro 87,690 da Estrada Regional 348, com uma altura de 100 metros acima do leito do rio e uma extensão total de 385 metros.