O Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e do Ambiente (GEOTA) venceu um prémio internacional pela intervenção de reabilitação e remoção de um açude obsoleto no Rio Alviela, num troço entre Alcanena e Santarém, anunciou o GEOTA.
“Com a remoção do açude de Vaqueiros, no Rio Alviela”, em abril de 2023, “o GEOTA recebeu esta distinção da Dam Removal Europe, durante a cerimónia realizada terça-feira, 16 de abril, na Free Flow Conference, em Groningen, Países Baixos”, depois de ter sido “pré-selecionado como um dos três melhores projetos (a par de Escócia e França) por um júri independente de especialistas internacionais”, indicou o GEOTA, em nota de imprensa.
“Faz exatamente um ano que o GEOTA, através do programa Rios Livres, desenvolveu o projeto de reabilitação que incluiu a remoção do açude de Vaqueiros, no rio Alviela, que já não tinha qualquer uso, e que constituía uma barreira à conectividade fluvial. Na sequência deste trabalho, Portugal aproximou-se do que é já prática comum noutros países da Europa”, afirmou Ana Catarina Miranda, coordenadora do Rios Livres GEOTA, citada na mesma nota.
A responsável disse ainda que o prémio, de 15 mil euros, “vai ser aplicado na continuidade do trabalho na bacia do Alviela”.