O Rio Sorraia, localizado na zona do Ribatejo, vai ser alvo de intervenção em 2025, para limpeza da praga de jacintos de água e a renaturalização das margens, anunciou hoje o Ministério do Ambiente e da Energia.
Em comunicado, o Ministério tutelado por Maria da Graça Carvalho refere que a intervenção neste rio terá início em 2025, contando com uma equipa permanente de monitorização, que terá como missão a “remoção contínua de plantas invasoras e a prevenção do seu desenvolvimento”.
A tutela irá assegurar ainda “melhorias na conectividade e infraestrutura fluvial, com a reparação das pontes da Escusa e do Rebolo, reforçando a resiliência ecológica e infraestrutural”.
“A estratégia para a remoção de infestantes envolve a utilização de uma ceifeira aquática, já existente e adquirida pelo Fundo Ambiental, e a criação de equipas permanentes para a monitorização contínua, garantindo uma gestão sustentável do ecossistema”, especificou o ministério.
Esta intervenção enquadra-se na Estratégia Nacional de Reabilitação de Rios e Ribeiras, que visa a valorização e recuperação da rede hidrográfica nacional.
Lusa