Foi aprovado na última reunião do Conselho Intermunicipal, o Plano de Ação para 2023 das Brigadas de Sapadores Florestais da CIM do Médio Tejo.
Os sapadores florestais esperam intervencionar em 2023 cerca de 272 hectares, em articulação com o ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Tal como nos anos anteriores, preveem-se atividades de silvicultura e defesa da floresta nos concelhos da região, nomeadamente ao nível da gestão de combustível florestal, manutenção e proteção de povoamentos florestais, vigilância armada, primeira intervenção em incêndios florestais, apoio a operações de rescaldo, vigilância ativa pós-rescaldo e sensibilização.
Relativamente ao ano de 2022, no total foram intervencionados 240 hectares, cerca de mais 25% dos hectares realizados no ano transato.
No âmbito do período crítico de incêndios, os sapadores estiveram preposicionados e empenhados em 16 teatros de operações, num total de 44 dias cada. E ainda frequentaram várias ações de formação e de sensibilização.
Desde o início do ano, as duas brigadas de sapadores estão dedicadas em trabalhos de silvicultura preventiva em Alcanena, Sertã e Tomar.
Cada Brigada é constituída por três equipas, com cinco elementos cada.
Estas Brigadas de Sapadores são apoiadas através do Fundo Florestal Permanente.
Foto: CIM do Médio Tejo