Durante este mês de março, o trabalho operacional das Brigadas de Sapadores Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIM) resultou em cerca de 41 hectares intervencionados em vários concelhos da região.
De notar que a CIM do Médio Tejo dispõe de duas brigadas operacionais de Sapadores Florestais, que atuam sobre a nossa região exercendo atividades de silvicultura e defesa da floresta, nomeadamente: gestão de combustível florestal, manutenção e proteção de povoamentos florestais, vigilância armada, primeira intervenção em incêndios florestais, apoio a operações de rescaldo, vigilância ativa pós rescaldo e sensibilização.
Cada Brigada é constituída por três equipas, com cinco elementos cada, que se dedicam a diversos trabalhos centrados nos concelhos do Médio Tejo.
Durante este mês de março, os trabalhos de silvicultura preventiva tiveram uma abrangência de 41,2 hectares em Abrantes (Vilela), Alcanena (Monsanto), Entroncamento, Mação e Tomar, onde os trabalhos estão concluídos. Há intervenções em Ferreira do Zêzere e em Ourém (Agroal) que estão em curso.
Para o total dos municípios está prevista, de acordo com a CIMT, a realização de trabalhos de silvicultura em 272,3 (ha), até março de 2023, o trabalho executado totaliza 41,5 (ha). As Brigadas de Sapadores são apoiadas através do Fundo Ambiental.