A Semana da Ascensão’24, a maior feira do concelho da Chamusca, no distrito de Santarém, decorre de 04 a 12 de maio com concertos e mostras de artesanato num novo espaço “mais amplo”, revelou hoje o presidente da câmara.
“Este ano a grande novidade diz respeito à reconfiguração do espaço, nomeadamente no largo 25 de Abril, onde vamos ter um espaço mais amplo, mais aberto, devido às obras de regeneração urbana” realizadas no local, disse Paulo Queimado à Lusa.
A festa começa no sábado com um concerto de Mickael Carreira e prossegue no domingo com um concerto da cantora e compositora cabo-verdiana, Soraia Ramos.
A Orquestra Típica Scalabitana sobe ao palco em 06 de maio, para interpretar um repertório inspirado no folclore e na música popular portuguesa.
Segue-se Rita Rocha, em 07 de maio, Carlão, no dia 08, Romana, no dia 09, GNR, no dia 10 e Bárbara Tinoco, no dia 11.
A Feira vai ter também um palco secundário para a realização de diversas iniciativas ligadas à cultura, à tradição e à arte etnográfica.
Neste palco está também prevista a realização de vários concertos protagonizados por músicos oriundos do concelho da Chamusca.
Segundo o presidente da Câmara da Chamusca, a feira tem como objetivo divulgar o artesanato da região e, para o efeito, a organização montou um espaço exclusivamente dedicado a esta arte, no pavilhão dos bombeiros.
“Tivemos a preocupação de montar um espaço para a realização de uma feira ligada ao artesanato, no pavilhão dos bombeiros. Queremos dar mais importância ao artesanato local e mostrar o que melhor se faz no nosso concelho”, disse o autarca.
De acordo com Paulo Queimado, o investimento na Semana da Ascensão’24 ronda os 450 mil euros, sendo esperado um retorno financeiro não só dos concertos, mas também da exposição de produtores e de agentes económicos.
“Esta feira gera retorno durante todo o ano, muitas empresas marcam presença na feira para vender os seus serviços e para promover o comércio do nosso território”, explicou.
Uma das grandes atrações da Semana da Ascensão é a tradicional entrada de toiros na Quinta-Feira de Ascensão, dia 09 de maio e feriado municipal, onde os toiros percorrem a artéria principal da vila, desde o Areal até à Centenária Praça de Toiros da Chamusca.
Em simultâneo, está também prevista a Feira Taurina da Ascensão, com duas corridas de toiros a decorrer no sábado, dia 04, e em 09 de maio.
No parque municipal, vão também ser montados diversos stands com atividades educativas direcionadas para todos os alunos do concelho, desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário.
Lusa