Começou esta sexta-feira e prolonga-se até dia 15 de janeiro, a fase de votação no Orçamento Participativo Jovem do Município de Tomar. Podem votar todos os jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos, fazendo-o online em www.cm-tomar.pt ou presencialmente nas assembleias de voto a realizar nas escolas do 2º e 3º ciclo e secundárias. Para já está apenas definida a data da Escola Profissional de Tomar, dia 11 de janeiro.
Nesta primeira edição do Orçamento Participativo Jovem, vão estar em votação nove projetos:
1 - Workshops para todos - Realização de diversos workshops ao longo do ano abertos a toda a população, mas especialmente para os jovens. Workshops relacionados com dança, natação, cozinha, pastelaria, etc.
2 - Ativação do campo polidesportivo das traseiras da Rua Carlos Maria Pereira) - Efetuar as reparações necessárias para reabrir aquele campo polidesportivo.
3 - Implementação de uma rede WiFi na Praça da Repúlica, na Biblioteca Municipal e zonas envolventes - Implementação de uma rede WiFi aberta a toda a população nos espaços referidos.
4 - Uma cidade ativa e solidária - Promover a cidade e ajudar os mais carenciados, através de concertos solidários. Estes concertos serão realizados ao longo do ano, com os temas: “Uma Primavera onde todas as flores são iguais”; “Um verão onde todas as cores são uma só” e “Para que possamos aprender com a mesma qualidade”. Promover causas sociais como a descriminação, o racismo e o preconceito.
5 – Tomar a pedalar - Implementar uma rede de aluguer de bicicletas que podem ser utilizadas por turistas ou munícipes.
6 - Aquisição de material cirúrgico para o gabinete médico-cirúrgico do Canil Municipal - Apetrechar aquele gabinete com o material que possibilite a realização de consultas, cirurgias, esterilizações, etc.
7 - Programa Jovem Autarca - Este Programa é uma atividade real de política dedicada aos mais jovens do nosso concelho, que voluntariamente podem concorrer a uma eleição organizada pelo Município. Neste projeto deverá ser eleito um jovem do concelho que irá gerir e aplicar um orçamento disponibilizado pelo executivo municipal.
8 - Tomarbike! - Rede partilhada de bicicletas - Rede escolar de partilha de bicicletas que promove a mobilidade sustentável dos estudantes do ensino básico e secundário em Tomar.
9 - CoWORKING in Tomar - O conceito de CoWorking consiste na partilha de recursos e do mesmo espaço de trabalho, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área. Com este projeto pretende-se apetrechar um espaço do Município que poderá ser alugado (a custo mínimo) ou cedido a freelancers, StartUps, empreendedores ou empresas que queiram iniciar o seu negócio.
Para efectuar a votação, cada participante deverá indicar número do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade, data de nascimento e número de telemóvel. Deverá obrigatoriamente votar em três projetos diferentes.
Com a criação do Orçamento Participativo Jovem, o Município "pretende contribuir para o exercício de uma participação informada, ativa e responsável dos jovens nos processos de governação local, garantindo a intervenção destes e das organizações da sociedade civil na decisão sobre a afectação dos recursos públicos de responsabilidade local".