Lisboa e Vale do Tejo é a Administração Regional de Saúde (ARSLVT) do País com maior número de quiosques ligados ao SClínico. Estes quiosques automatizam a chegada e a chamada do utente para a consulta com o enfermeiro ou médico de família.
Para já são 248 quiosques em toda a região que facilitam o acesso e o circuito dos utentes nas unidades de saúde.
Nas primeiras 21 semanas de 2022 foram emitidas 3.715.142 senhas nos 248 quiosques existentes nas várias unidades dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da ARSLVT.
Por dia, a média de utilização é de 150 senhas por equipamento no total dos 15 ACES, o que evidencia uma boa adesão dos utentes a esta modalidade digital.
Este sistema de atendimento pretende facilitar o acesso aos serviços das unidades de saúde. O quiosque permite fazer check-in para consultas, tratamentos ou vacinação já agendados, mas também pedidos de receituário, declarações de presença e marcação de consultas.
Ao automatizar a chegada do utente à unidade de saúde existe reduzir etapas de contacto. Ao utente com atendimento agendado basta fazer a leitura do Cartão do Cidadão no quiosque, retirar a senha e aguardar a chamada direta para a consulta. No final, também pode recorrer ao quiosque para a emissão da declaração de presença. Este sistema de atendimento pretende ainda ajudar a reduzir a concentração de pessoas na sala de espera dos centros de saúde.
Foram instalados 157 quiosques durante o ano passado, o que representou um investimento de cerca de 848.000 € por parte da ARSLVT.
Estes quiosques possuem ligação aos ecrãs informativos das unidades de saúde que, além da gestão de senhas/chamada de utentes, também veiculam mensagens de literacia em saúde e informações sobre o funcionamento dos serviços.