A segunda edição do Prémio Food Fab Lab, dinamizado pelo TAGUSVALLEY – Parque Tecnológico do Vale do Tejo – divulgou os quatro produtos inovadores esta sexta-feira, dia 26 de outubro na XVII Feira de Doçaria Tradicional, em Abrantes. A segunda edição do Prémio contou com 15 inscrições, 16 produtos, de todo o país e uma do Brasil.
O Prémio “Food Fab Lab” foi atribuído ao Veganchee Creme de Barrar.
Na categoria de “Inovação”, foi vencedora a Tablete Crua de Alfarroba, o Queijinho D’Arronches foi distinguido na categoria“Potencial de Mercado” e as Broas de Batata-doce foram premiadas na categoria de “Degustação”. Os vencedores foram anunciados na passada sexta-feira, dia 26, na 17ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional, no Jardim da República, em Abrantes.
Os promotores dos produtos premiados receberam os certificados pela mão da presidente da Câmara e do TAGUSVALLEY, Maria do Céu Albuquerque. Os premiados recebem 2800 euros no caso do Prémio Food Fab Lab e 1500 euros no caso dos restantes prémios, em serviços do TAGUSVALLEY para acesso à utilização do Food Fab Lab.
A distinção dos quatro produtos alimentares inovadores decorreu no passado, sábado, dia 13, realizado por um júri de especialistas constituído por: Teresa Mariano da Associação Portuguesa de Nutrição, Helena Mira da Escola Superior Agrária - Instituto Politécnico de Santarém, Teresa Batista da Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, Manuela Guerra da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Maria Emília Morgado da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e Carlos Lopes de Sousa do AgroCluster – Cluster Agro-industrial do Ribatejo e reuniu nas instalações do INOV.LINEA- Centro de Transferência de Tecnologia Alimentar, do TAGUSVALLEY.
Food Fab Lab é um espaço pré-licenciado de uso partilhado para a produção de produtos alimentares, apoio técnico nas áreas do licenciamento, rotulagem, obrigações legais, processo produtivo, uma análise sensorial de aceitação, uma análise sensorial de preferência e acompanhamento no desenvolvimento do modelo de negócio.