Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Prato do Mês: A Célia faz... Bacalhau à Sá

24/02/2024 às 11:35

Ingredientes:

200g de Bacalhau

1000g de Batata

150ml de Azeite

2 Cebolas

4 Dentes de Alho

2 folhas de louro

Salsa

sal

Pimenta

Azeitonas

limão

Ovo cozido (5 minutos)

 

Preparação:

 

Colocar azeite, alho esmagado com a pele e 1 folha de louro num tacho. Quando o azeite estiver bem quente, colocar o bacalhau e deixar cozinhar por 10 minutos, mas com o lume desligado.

Cortar a batata em pedaços pequenos e cozer.

Escorrer a batata e reservar. (*Ver dica)

Lascar o bacalhau, retirar as espinhas e a pele.

Refogar a cebola, alho e folha de louro com um fio de azeite. Quando a cebola estiver translucida, juntar a batata (já cozida e água escorrida), juntar as lascas de bacalhau, azeitonas (às rodelas, sem caroço) e envolver ligeiramente.

Num copo misturador, junte azeite, umas folhas de salsa, um dente de alho e sumo de limão. Triture bem, coe num passador de rede e regue o bacalhau e as batatas na hora de servir. Decore com o ovo por cima e salsa picadinha.

 

Para o ovo: Colocar água num tacho e, quando começar a ferver, colocar o ovo durante 5 minutos. No fim dos 5 minutos, retirar o ovo e colocar em água com gelo. Descascar com cuidado para não rebentar porque a gema está praticamente crua.

 

*Dica: A água de cozer as batatas pode reservar no frigorífico para aproveitar para a sopa, para engrossar molhos ou, por exemplo, para usar para fazer a massa das pataniscas. Sendo um caldo rico em amido, é ótimo para o efeito. Também pode deixar arrefecer e regar as suas plantas de casa. Evitamos assim desperdícios e ainda economizamos.

 

Instagram: @aceliafaz

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB