Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Abrantes: Antena Livre galardoou personalidades e instituições numa noite de Gala (áudio e vídeo)

3/12/2023 às 16:32
Fotos Hugo Malainho e Rose Miranda

Foi uma noite de emoções e de reconhecimento que teve música e uma sala cheia de convidados. A XV Gala Antena Livre regressou e com 15 distinções a personalidades e instituições pelas suas carreiras.
Na música foram homenageados nomes da música portuguesa que nos deixaram nos últimos anos: Sara Tavares, Carlos do Carmo, Maria José Valério e Pedro Barroso.

A noite foi dividida em 3 partes. Na primeira, Patrícia Seixas e Luís Delgado conduziram a cerimónia em que Paulo César, vice-presidente da Câmara de Vila de Rei, entregou o Galardão Altruísmo ao Dr. Luís Fernandes, tendo o mesmo sido recebido pela sua filha Marta Loruet Oliveira Fernandes Pereira Pinto.

Seguiu-se o Galardão Saúde. Margarida Lopes, vereadora da Câmara Municipal de Mação foi chamada ao palco para atribuir este Galardão ao médico José Barbosa. O mesmo, impossibilitado de estar presente, delegou em Luís Ablu Dias a ida a palco.

Seguiu-se o Desporto, com Francisco Jerónimo, presidente Associação de Futebol de Santarém a entregar o Galardão a João Serafim, presidente do Tramagal Sport União, pelo centenário do clube.

A quarta distinção, instituição, foi entregue por Luís Damas, presidente da Associação de Agricultores de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação, à Escola Superior de Tecnologia de Abrantes. Olinda Sequeira, diretora da ESTA, subiu ao palco da Escola Dr. Manuel Fernandes para receber a estatueta.

A Antena Livre tem sempre galardões de âmbito nacional e, este ano, Susana Dias, administradora da Media On, entregou o Galardão Entretenimento a Margarida Mercês de Melo.

Na segunda parte, Joana Margarida Carvalho e Ricardo Beirão, iniciaram a sua participação com o Galardão Cultura. Pedro Pereira, Vereador da Câmara Municipal de Constância, entregou esta distinção ao Rancho Folclórico da Casa do Povo do Pego pelos seus 70 anos. Rui Figueira recebeu este galardão.
Da cultura seguiu-se a Personalidade com o presidente da Câmara Municipal de Sardoal a entregar este Galardão ao astrónomo Máximo Ferreira.
Um dos mais emotivos momentos da noite foi o galardão Saudade entregue ao professor Alcínio Serras, o “professor de jornalismo do Liceu”. Para entregar este galardão, a título póstumo, ao seu neto, Pedro Duarte, foram chamados os ex-alunos Patrícia Seixas, Paulo Delgado e Jerónimo Belo Jorge.

Já Pedro Fernandes, vice-presidente Associação Comercial e Empresarial de Abrantes, Constância, Sardoal, Mação e Vila de Rei foi convidado a entregar o Galardão Responsabilidade Social ao Rotary Club de Abrantes, recebido pelo seu presidente António Belém Coelho.

A fechar a segunda parte, Fernando Freire, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, entregou o Galardão Associativismo ao Sporting Clube de Abrantes pelo seu centenário, sendo a estatueta recebida pelo presidente da direção Rui Santos.

Entregues 10 Galardões, faltavam ainda cinco, pelo que houve nova mudança de apresentadores, tendo entrado em palco Alexandra Pimentel e Jerónimo Belo Jorge.

O Galardão Música, galardão nacional, foi este ano atribuído a Maria João que entrou em palco para receber o “prémio” de toda uma carreira das mãos de Tiago André Lopes.

A Tejo Energia, com 30 anos de trabalho na região e muito apoio à comunidade local recebeu o Galardão Empresa. Rui Serrano, presidente Núcleo de Abrantes do Nersant, entregou a distinção a Beatriz Milne, presidente executiva da Tejo Energia.

Logo de seguida subiu ao palco o diretor clínico do Centro Hospitalar do Médio Tejo, Carlos Lousada, para entregar o Galardão Médio Tejo a Maria dos Anjos Esperança, ex-coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo.

A penúltima área a ser distinguida é sempre a Comunicação, não fosse a Media On uma empresa de comunicação. Luís Ablu Dias, Administrador da Media On foi a palco distinguir o jornalista Francisco Sena Santos.

A última distinção da noite teve em palco o presidente da Câmara Municipal de Abrantes e da CIMT Médio Tejo, Manuel Jorge Valamatos, que entregou o Galardão Carreira a João Silva Tavares, representado pelo seu filho José Tavares.

A noite terminou com música, dois temas de Pedro Barroso, interpretados por Ana Dória e Vera Catarina acompanhadas por Denis Filipe e por Flávio Filipe, e com o Paulo Delgado que conduziu a emissão da rádio a partir do palco a convidar todos para um cocktail preparado pelo curso de cozinha do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação.

A Gala Antena Livre foi produzida pela equipa da rádio que já começou a preparar a edição do próximo ano.

 

Deixamos aqui o podcast da noite e o streaming vídeo. Nos próximos dias a Antena Livre vai publicar todas as fotos da noite e vídeos dos galardoados.

 OUÇA AQUI A GALA ANTENA LIVRE

 VEJA TODA A GALA ANTENA LIVRE

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
PUB