Seis meses depois de ter sido lançada, a “carteira digital” de saúde dos Hospitais do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) ultrapassou a fasquia dos dez mil utilizadores que descarregaram a aplicação gratuita para telemóvel ou tablet— MYCHMT —, que permite um acesso rápido ao histórico e agenda de consultas, resultados e marcações de exames ou tratamentos, bem como um vasto conjunto de serviços administrativos, sem quaisquer custos ou perdas de tempo em deslocações às unidades hospitalares.
Até ao final do próximo mês, informa o CHMT em comunicado, “está a ser ultimada a implementação de uma nova funcionalidade da aplicação MyCHMT, que vai permitir retirar senhas de atendimento para a consulta externa ou para tratamentos a realizar no âmbito do Hospital de Dia nas três unidades hospitalares do CHMT de forma totalmente remota, a partir do telemóvel e utilizando apenas a app”.
Para ter acesso a esta aplicação móvel do CHMT, basta descarregar gratuitamente o aplicativo, pesquisando na loja Google Play (para modelos Android) ou na App Store (para dispositivos Apple) pela palavra-chave MyCHMT.
Após esse passo, segue-se a configuração da conta, para a qual é apenas necessário o número de utente e número de telefone associado ao processo hospitalar.
Feita essa sincronização dos dados, o utente do CHMT passa a ter acesso personalizado e seguro (encriptado), a partir do seu smartphone ou tablet, a uma “carteira digital” de saúde do utilizador.
A utilização da app permite “o acesso, cómodo, sem filas, esperas, ou gastos desnecessários em deslocações, a um conjunto de funcionalidades e informações sobre a sua saúde e processo clínico, como a agenda e histórico de consultas, exames e tratamentos, podendo ser ativadas notificações que alertam o utilizador das datas dos seus compromissos de saúde no CHMT”.
É ainda disponibilizado na aplicação MyCHMT um alargado conjunto de ferramentas e serviços administrativos, “como proceder comodamente ao pagamento de taxas moderadoras, ou obter comprovativos de presença para efeitos de justificação de falta junto da entidade patronal”. Informações e notícias sobre a instituição, os seus profissionais e a atividade assistencial desenvolvida, bem como indicações sobre a localização e como chegar às três unidades hospitalares do CHMT – localizadas em Abrantes, Tomar e Torres Novas – são outras funcionalidades já disponíveis.
“Sentimo-nos muito motivados com a taxa de adesão dos nossos utentes a esta nova ferramenta do CHMT nestes primeiros seis meses. Uma aplicação de telemóvel impele-nos à melhoria contínua”, afirma Casimiro Ramos, presidente do Conselho de Administração do CHMT, que adianta: “Já estamos a atualizar os quiosques de disponibilização de senhas das unidades do CHMT para que estes sejam compatíveis com a app MYCHMT. Em breve será possível tirar a senha para uma consulta através do telefone”, adianta.