Comemora-se hoje o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
A Unidade de Saúde Publica do ACES Médio Tejo associou-se a esta celebração e durante esta semana, de forma descentralizada, na área geográfica do agrupamento, realizou uma campanha de sensibilização junto da população para a adoção de medidas de prevenção e diagnóstico precoce.
Também às escolas, a Unidade de Saúde Pública lançou o desafio de se associarem a esta comemoração, “fomentando uma ação de Talking Hands, ajudando a aumentar a visibilidade da campanha e refletindo sobre comportamentos promotores de saúde”.
Por sua vez, os profissionais de saúde promoveram a campanha, através da exibição de frases, em autocolantes de lapela, cedidos pela Núcleo de Abrantes, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, sob o lema: “Nós Podemos. Eu Posso”.
Segundo o comunicado da Unidade de Saúde Pública, a campanha de 2017 pretendeu “explorar o estilo de vida ativo e o desporto em particular”.
Na área geográfica do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo “o cancro é a 2ª causa de morte sendo, de longe, o maior responsável por mortes prematuras e pelo elevado número de anos potenciais de vida perdidos a ele associados. É assim um importante problema da nossa comunidade, justificando plenamente a atenção e preocupação de todos no empenho e implementação de medidas de prevenção e de diagnóstico precoce da doença oncológica”, pode ler-se.