Antena Livre
Deseja receber notificações?

Antena Livre: Gala atribuiu 15 galardões. Eduardo Catroga recebeu o galardão Carreira

8/12/2024 às 15:01
Fotos de Hugo Malainho e Rose Miranda

A noite de sábado, 7 de dezembro, voltou a ser uma das noites mais importantes de Abrantes e da Região, com a realização da 16.ª Gala Antena Livre.

Mais uma vez o auditório da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes acolheu uma noite de glamour, com música, boa disposição, surpresas e emoção.

Foram atribuídos 15 galardões, sendo que o galardão Carreira foi atribuído a Eduardo Catroga.

O troféu Personalidade foi entregue a Bruno Neto por todo o seu trabalho ligado às causas solidárias. Na Investigação a Antena Livre olhou para o Instituto Terra e Memória, e Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo, de Mação.

Já o galardão Inclusão foi atribuído à Fundação Garcia, de Vila de Rei, pelo trabalho visível e invisível nesta área. Na categoria Evento o destaque foi para o Torneio Internacional de Iniciados de Abrantes.

Pedro Dionísio recebeu o galardão Cidadania pelo seu trabalho de cidadania com a música e livro “A história que um dia vais contar”, num trabalho que pretende ensinar as crianças sobre o que foi o 25 de Abril de 1974.

O galardão Responsabilidade Social destacou um projeto de Constância, da Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill e de um grupo de voluntárias das três freguesias, “Sorrisos entre Letras.”

A Cultura destacou um outro evento, mas de Sardoal: O Encontro Internacional de Piano.

No Desporto, Otávio Vicente recebeu o galardão por uma carreira em diversas modalidades.

Já na Educação o projeto Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha levou o troféu desta categoria, sendo que este é um projeto de parceria do Agrupamento de Escolas e do CIEC que integra o Agrupamento, o Município e a Universidade de Aveiro.

O galardão Turismo foi entregue a um dos projetos de turismo de Portugal, mas que passa pela nossa sub-região e é, cada vez mais, um ponto de passagem dos turistas: Rota da Estrada Nacional n.º2.

A Empresa destacada foi a Superabrantes, um investimento grande e que permitiu criar 170 postos de trabalho, diretos e indiretos.

O galardão Música foi atribuído ao jovem João Vaz. Dono de uns dedos mágicos, faz “cantar” a Guitarra portuguesa e, depois de agradecer o galardão, mostrou porque é que a Antena Livre o destacou.

No Jornalismo, este ano, a escolha recaiu sobre o jornalista Mário Crespo, senhor de uma carreira enorme no jornalismo português, principalmente na televisão.

O galardão Entretenimento foi atribuído a uma abrantina. Célia Santos participou no Masterchef, da RTP, e isso acrescentou à sua vida muito mais do que uma participação num programa de televisão.

A noite foi conduzida pelas vozes da rádio, Paulo Delgado, Patrícia Seixas e Jerónimo Belo Jorge, numa produção transmitida pela rádio e em streaming vídeo. Pode, aliás, ver todo o evento em gala.antenalivre.pt.

Na música os Quinta do Bill, em modo acústico e versão mais reduzida da banda, apresentaram o seu novo tema “A Saudade Aperta”. No final da apresentação Carlos Moisés disse, numa entrevista curta concedida em palco ao Paulo Delgado, destacado a importância das rádios na promoção das bandas. E, no caso concreto da Antena Livre, agradeceu o apoio que a rádio de Abrantes sempre deu à banda, desde o início, nos anos 80.

O segundo momento da noite foi uma evocação dos 50 anos do 25 de Abril de 74 com um medley de três temas icónicos daquele tempo.

Amália Rodrigues deixou-nos em 1999. 25 anos depois Ana Filipa Rosado interpretou o tema “Gaivota” na versão “Amália Hoje” no terceiro momento musical da Gala 2024.

Durante o evento aconteceram duas surpresas. Um foi o desafio a Miguel Borges, músico e maestro, após ter recebido o galardão Cultura. Havendo um piano de cauda na sala, tendo o galardão sido atribuído ao Encontro Internacional de Piano de Sardoal, Miguel Borges foi desafiado a tocar “qualquer coisa”.

Já após ter recebido o galardão Música, João Vaz também foi desafiado a agarrar na sua guitarra portuguesa, a sua melhor amiga, e fazer um improviso.

Para fechar a Gala Antena Livre a equipa decidiu homenagear uma das maiores vozes de sempre em Portugal: Marco Paulo. E a Gala fechou com um Medley de cinco músicas do cantor português interpretadas por Ana Dória e Vera Catarina e acompanhadas pela banda residente, Denis Filipe, Flávio Filipe e Diogo Soares.

Para fechar a noite, o átrio da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes transformou-se num beberete preparado para Chef Célia Santos. Foi fechar a noite com chave de ouro.

Venha 2025 e a 17.ª Gala Antena Livre!

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
Palavras chave:
Antena Livre Gala
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB