Antena Livre
Deseja receber notificações?

Abrantes: Município entregou duas viaturas elétricas à ULSMT (C/ Áudio)

3/07/2024 às 12:33

Foi na terça-feira, dia 2 de julho, que o Município de Abrantes entregou à ULSMT – Unidade Local de Saúde do Médio Tejo, duas viaturas elétricas para reforço da resposta ao nível dos Cuidados de Saúde Primários no concelho.

A entrega decorreu simbolicamente junto ao edifício da Unidade de Saúde Familiar D. Francisco de Almeida. Para assinalar o momento, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Manuel Jorge Valamatos, a vereadora responsável pelo pelouro da Saúde, Raquel Olhicas, o presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULSMT), Casimiro Ramos, o diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primários, Flávio Ribeiro e o vogal executivo da ULSMT, Carlos Gil.

Para Manuel Jorge Valamatos, a disponibilização destas duas viaturas deverá contribuir para “melhorar a capacidade de resposta dos cuidados primários de saúde, especialmente no apoio domiciliário e aumentar o conforto e a segurança nas deslocações dos profissionais de saúde”.

“Trata-se de um momento significativo na modernização dos serviços da saúde, alinhado com as metas da sustentabilidade ambiental e da eficiência energética e assegura uma melhor eficácia na cobertura da acessibilidade de cuidados de saúde prestados na região”, referiu o autarca.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes

O presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo, Casimiro Ramos, fez o enquadramento desta entrega das viaturas e explicou que vem no seguimento das responsabilidades assumidas com a descentralização de competências na área da saúde.

“É nesta parceria entre a saúde e os municípios que este processo de descentralização, que é ao mesmo tempo de centralização local, tem estado a correr bastante bem e estamos bastante satisfeitos com o relacionamento com todos os municípios”, afirmou Casimiro Ramos.

Casimiro Ramos, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo

Por seu lado, foi o diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primários da ULS, Flávio Ribeiro, que explicou a função que estas duas viaturas vão ter no futuro, visto estarem alocadas aos cuidados de saúde primários. “Temos um serviço que prestamos, de foro comunitário, que abrange não só as Unidades de Saúde Familiares mas também os Centros de Saúde e as Unidades de Cuidados na Comunidade, que prestam apoio a todas as pessoas que não se podem deslocar. Os nossos médicos e enfermeiros, técnicos de saúde, necessitam destes transportes para se deslocarem para a prestação desses cuidados a quem necessita”, explicou Flávio Ribeiro.

As carrinhas estão preparadas para transporte de doentes mas também para transporte de material de consumo clínico, medicamentos, vacinas...

Flávio Ribeiro, diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primários da ULS

A entrega destas viaturas resulta de uma candidatura da Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) efetuada ao PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, do Estado Português, Investimento “Cuidados de Saúde Primários com mais respostas”, no qual se inclui a meta i1-10, para disponibilizar viaturas elétricas para apoio à prestação de cuidados domiciliários nos Centro de Saúde. As duas viaturas foram entregues pela ARSLVT ao Município de Abrantes, ao abrigo da transferência de competências para as autarquias locais.

Ao todo, na região do Médio Tejo, vão ser entregues 15 viaturas, num levantamento de necessidades definido pela ARSLVT.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - julho 2024
Jornal de Abrantes - julho 2024
PUB