Município Abrantes
PUB

Diabetes: USF de Abrantes promove sensibilização para rastreio da diabetes

26/05/2022 às 15:46

Em 2018 a prevalência estimada da diabetes na população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, cerca de 7,7 milhões de indivíduos, foi de 13,6%. Mais de 1 milhão de portugueses neste grupo etário tem diabetes, dos quais 56% já diagnosticados e 44% ainda não diagnosticados. Ou seja, mais de 40% dos diabéticos não sabe que tem a doença.

Foi assim desenvolvida a iniciativa de avalia o risco de diabetes que tem como objetivo sensibilizar a população para o risco de desenvolver a Diabetes Tipo 2. Este risco pode ser evitado com a adoção de uma alimentação saudável e de atividade física regular. Esta iniciativa conta com a colaboração do Rotary Clube de Abrantes, da Unidade de Saúde Familiar (USF) D. Francisco de Almeida, da Câmara Municipal de Abrantes e de todas as Juntas de freguesia do concelho de Abrantes.

No próximo sábado, dia 28 de maio, no centro de Abrantes e nos hipermercados da cidade estarão voluntários a dinamizar esta iniciativa, distribuindo folhetos de sensibilização para esta temática, nos quais estará o endereço eletrónico e a forma de avaliação do risco. Tanto o folheto como os cartezes da camanha estarão ainda disponíveis em vários pontos de todo o concelho de Abrantes.

A Frente Rotária Anti-Diabetes desenvolveu uma plataforma informática que pode ser consultada no site www.frad.pt, no qual poderá aceder à calculadora de risco, que irá avaliar o grau de risco de desenvolver a doença do tipo 2 nos próximos 10 anos. Fornece ainda informação sobre a alimentação saudável e exercício físico. Quando se realiza o cálculo de risco, se este for moderado, alto ou muito alto poderá ser emitida uma informação para o centro de saúde do utente, de forma a que para este possa ter uma avaliação médica ou de enfermagem.

Esta plataforma conta com a colaboração do Programa Nacional para a Diabetes, do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) através dos Cursos Superiores de Dietética e Nutrição e de Fisioterapia.

Partilhar nas redes sociais:
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - agosto 2022
Jornal de Abrantes - agosto 2022
PUB