A Fundação INATEL anuncia a 10.ª edição do projeto Aldeia dos Sonhos, uma iniciativa que possibilita aos residentes de localidades com 100 ou menos habitantes permanentes, a participação num projeto de carácter social.
Este projeto tem como objetivo mitigar os efeitos do isolamento social e geográfico que frequentemente afetam os habitantes destas pequenas localidades. Na primeira fase do projeto, a comunidade eleita tem a oportunidade de beneficiar de um roteiro turístico e cultural, com a duração de três dias, organizado pela Fundação INATEL.
Nas fases seguintes, o projeto visa criar condições para que estas localidades se transformem em destinos de roteiros turísticos e culturais para outras pessoas. Isto será feito através da organização de “viagens autênticas, responsáveis e solidárias” para estas localidades, promovendo e valorizando o património cultural e natural, além de dinamizar e melhorar a vida destas comunidades.
O presidente da fundação INATEL, Francisco Caneira Madelino, refere, no vídeo disponibilizado das edições anteriores, que “a ambição da fundação INATEL é promover a cultura popular portuguesa e o turismo para todos e o lazer para todos e vemos a felicidade das pessoas que aqui vêm”. No mesmo vídeo pode-se ainda observar o testemunho de diversas pessoas, como os habitantes de Estrela, no concelho de Moura, distrito de Beja, que tinham o sonho de conhecer Braga e o Porto, e um dos habitantes refere “já há muito tempo que queria conhecer, tinha ouvido dizer que Braga era muito bonito e realmente realizei o meu sonho”. Estes e outros testemunhos das edições anteriores estão disponíveis através do link https://youtu.be/UVW2A4fTS3Q.
A apresentação de candidaturas é possível até ao dia 26 de agosto, através do formulário digital https://fs6.formsite.com/inatel/ads2024/index, também disponível no site da Fundação INATEL.