89 homens e 23 mulheres do 6º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2017 fizeram o seu Juramento de Bandeira esta quinta-feira no Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME), em Abrantes.
Numa cerimónia presidida pelo Comandante das Forças Terrestres, em suplência, Major General Marco António Mendes Paulino Serronha, os militares ouviram o Comandante da Companhia de Formação, Capitão de Infantaria Paraquedista Fonseca Ferreira, falar do compromisso que assumiram e que o ato que estavam a cumprir significava a conquista “das condições básicas para serem soldados de Portugal”.
“Aquilo que vos une hoje é maior do aquilo que vos separa, não porque tivessem perdido a vossa identidade ou abdicado daquilo que acreditam, mas porque a vossa personalidade se foi complementando e o individualismo inicial foi dando lugar à amizade e à camaradagem”, vincou Fonseca Ferreira.
“Esta etapa que hoje aqui encerra vem demonstrar que não existem impossíveis e que através do sacrifício conseguirão ultrapassar todos os obstáculos que até aqui vos foram colocados. Aprendam que cair faz parte do jogo, ficar no chão é uma questão de escolha. Porém, tudo parece impossível até que seja feito”, fez notar o capitão de Infantaria Paraquedista.
Para além do Juramento de Bandeira, a cerimónia militar contou com vários momentos desde a imposição de condecorações, leitura dos deveres militares, a imposição das boinas e o desfile das forças em parada.
Paulo Carvalho, o soldado que mais se distinguiu durante o curso e que se classificou com 19,05 valores
Várias personalidades locais representantes de diversas entidades associaram-se ao momento no RAME