No âmbito de um périplo pelos concelhos mais fustigados pelos incêndios (Abrantes, Ferreira do Zêzere, Sardoal e Mação), uma delegação de 25 alunos do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento entregou esta segunda-feira, na Câmara Municipal de Abrantes, várias espécies florestais: sobreiros, azinheiras e pinheiros mansos.
A iniciativa dos alunos do Entroncamento insere-se no Programa Eco-Escolas que integra a campanha “Vou contribuir para a Floresta Sorrir”.
Os alunos, a Diretora do Agrupamento e as docentes coordenadoras do Programa ECO-Escolas, foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho pela presidente da Câmara e pelo vereador Manuel Valamatos.
Maria do Céu Albuquerque agradeceu a todos o gesto de solidariedade e a sensibilidade das escolas do Entroncamento para com a comunidade de Abrantes, também fustigada pelos incêndios de 2017.
Autarca e alunos dialogaram sobre temas diversos como a defesa da floresta e do meio ambiente, cidadania e igualdade do género.
A presidente ofereceu aos alunos o livro “Rio Tejo, Património Natural de Abrantes”, como alerta para os problemas de poluição e para a importância da mobilização em defesa deste importante recurso nacional e do ecossistema associado.
As plantas oferecidas serão plantadas no dia 21 de março - Dia Mundial da Árvore - no Parque Urbano de S. Lourenço, por alunos de escolas de Abrantes, no âmbito do Projeto ECO-Escolas, nomeadamente do Programa “Rota pela Floresta”.