Realizou-se ontem, dia 25 de agosto de 2017, um briefing do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) no concelho de Abrantes.
Segundo a nota de imprensa do Município, foi feita a análise do mapa de incêndios ocorridos no concelho de Abrantes, no mês de agosto, até à data de hoje.
Foi definida uma estratégia de atuação a curto, médio e longo prazo no sentido de serem trabalhadas e equacionadas, em conjunto, medidas prioritárias, particularmente para intervenção em áreas ardidas no norte do concelho. As prioridades são a estabilização de emergência, nomeadamente prevenção e controlo de erosão, prevenção da contaminação e assoreamento e recuperação de linhas de água e recuperação de infraestruturas afetadas, pode ler-se na mesma nota.
Neste enquadramento, foram constituídos três grupos de trabalho.
Este dispositivo, constituído por diferentes entidades reúne quinzenalmente durante a fase Charlie de incêndios. As entidades que constituem o dispositivo são as seguintes: Câmara Municipal; Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários; Serviço Municipal de Proteção Civil; Associação de Agricultores de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação - Sapadores Florestais; AFOCELCA; RAME; GNR; PSP; Gestiverde, entidade gestora da ZIF de Aldeia do Mato, Hélder Silvano (Perito em Meteorologia) e os presidentes da Juntas de Freguesia.
*Foto ilustrativa