Abrantes assinala hoje o seu feriado municipal. As cerimónias oficiais realizaram-se esta manhã, na igreja de Santa Maria do Castelo e juntaram as forças oficiais e civis do concelho.
Em declarações à Antena Livre, Maria do Céu Albuquerque, presidente da CM de Abrantes, destacou a importância do momento e do dia de hoje: “ Começamos hoje o ano um do segundo centenário da nossa cidade (…) Fizemos memória durante este ano para podermos crescer enquanto comunidade, alicerçar uma identidade que queremos ver reforçada, mas é ávidos de novo que queremos partir para este novo centenário”.
Fernando Catroga, que presidiu à Comissão Organizadora do Centenário, deixou um balanço positivo das celebrações, salientando o espírito de “serviço público” que os membros da Comissão assumiram, tendo sido possível “ reforçar identidades e um sentimento de pertença, alicerçado com auto-estima”.
Já Maria do Céu Albuquerque considerou que “foi graças ao envolvimento da nossa comunidade, a uma equipa que constitui a comissão para as comemorações do Centenário, que conseguimos levar por diante um conjunto de iniciativas que quiseram fazer memória, quiseram reforçar o sentimento de pertença e de identidade na nossa comunidade, mas também quiseram deixar um registo daquele que será o nosso futuro coletivo”.
Durante a cerimónia, a Câmara Municipal homenageou todos os colaboradores com 25 anos de serviço e todos aqueles que entraram na fase de aposentação.
Outro momento que recolheu alguma emoção junto dos presentes foi a entrega do Foral de Abrantes a todos os presidentes de Junta de Freguesia, vereadores, deputados com assento na Assembleia Municipal, aos colaboradores do Município e aos representantes da Comissão Organizadora do Centenário.
Presidentes de Junta de Freguesia, vereadores e deputados com assento na Assembleia Municipal
Chefes de divisão no Município
Representantes da Comissão Organizadora do Centenário
A autarca abrantina destacou o espírito de equipa e falou de futuro: “Agora impõe-se que possamos todos comprometer o nosso futuro coletivo. Esta não é uma responsabilidade exclusiva da Câmara, é de todos nós. Que cada um de nós assuma o seu papel no futuro coletivo (…) que em comunidade possamos construir juntos o nosso futuro”, reforçou a presidente.
As cerimónias oficiais do dia do concelho iniciaram com o tradicional hastear da bandeira, num momento acompanhado com algumas bandas filarmónicas do concelho e com o Orfeão de Abrantes e o Grupo Coral da SAT que cantaram de viva voz o hino nacional. Uma largada de balões finalizou o momento oficial. Hoje é esperado o concerto do dia da cidade, às 22h00, no castelo da cidade, onde Aurea e Pedro Abrunhosa se juntam à Abrantes Big Band.