Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: Incêndio da Esteveira apagado e com os operacionais em trabalhos de rescaldo (C/ÁUDIO)

3/08/2020 às 00:00

 

22:00 – Incêndio continua em resolução com os operacionais no terreno a fazer trabalhos de rescaldo e consolidação da área ardida. A esta hora continuavam no terreno 140 operacionais auxiliados por 40 viaturas.

António Campos, presidente da União das Freguesias de S. Facundo e Vale das Mós, explicou ao início da noite que o incêndio começou perto da povoação da Esteveira com uma violência impressionante. O autarca deixou bem claro que não fosse o ataque musculado e os meios aéreos permitiu evitar uma complicação bem grande. António Campos manifestou alguma estranheza com a quantidade de incêndios que já aconteceram perto na Esteveira nas últimas semanas.

 

19:06 – Incêndio entra em resolução. O ataque musculado inicial com muitos meios aéreos e terrestres resultou em pleno. Apesar de estar em resolução os meios vão continuar no terreno em trabalhos de consolidação, uma vez que se prevê muito vento, apesar a queda das temperaturas durante a noite. Recorde-se que amanhã, terça-feira, o distrito de Santarém ainda continuar em alerta vermelho por parte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

 

18:40 - Incêndio tem 80% do perímetro de fogo controlado pelos operacionais no terreno como explicou à Antena Livre Jorge Gama, comandante de serviço no CDOS (Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém). O vento muito forte e a proximidade das chamas à povoação da Esteveira foram o problema inicial dos Bombeiros à chegada ao teatro de operações. Não havia a esta hora qualquer informação de casa em perigo.

Jorge Gama revelou que não estavam a ser acionados mais meios do que os registados às 18:35 até porque ainda estavam meios em movimento e que iriam entrar como reserva estratégica, ou seja, são meios que não entram diretamente ao combate, mas ficam no terreno à disposição do Comandante Operacional de Socorro (COS).

Jorge Gama, comandante serviço no CDOS Santarém

18:35 - Atualização de meios acionados para o incêndio na zona da Esteveira: 179 operacionais, 45 viaturas e 10 meios aéreos. O vento forte, ao que conseguimos saber, está a ser um dos grandes problemas no combate às chamas.

 

18:15 - Atualização dos meios. 132 operacionais, apoiados por 32 viaturas e 10 meios aéreos.

 

18:00 - Há um incêndio na aldeia da Esteveira, na União das Freguesias de S. Facundo e Vale das Mós. O fogo começou cerca das 17:30 e de acordo com a página da Proteção Civil às 18:10 estavam acionados para o teatro de operações 8 meios aéreos, com 110 operacionais e 27 viaturas.

De referir que o vento muito forte é um dos problemas que os bombeiros têm nesta tarde, tanto mais que os distritos de Santarém e Faro estão em alerta vermelho para a ocorrência de incêndios florestais.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X