O Desenvolvimento Social e Sustentabilidade: o papel das Redes e Parcerias é o tema central das Jornadas Sociais de Abrantes que vão realizar-se no Edifício Pirâmide, nos dias 22 e 23 de maio, próxima terça e quarta-feira.
Em nota de imprensa o Município refere que o tema pretende sensibilizar e consciencializar os vários atores sociais para a importância que o trabalho em parceria tem para o desenvolvimento social e sustentável do concelho.
O primeiro dia será dedicado à partilha de práticas de trabalho em rede, dando especial relevo às experiências dos parceiros do Núcleo Executivo da Rede Social de Abrantes e à partilha de projetos de inovação social do concelho, mas também nacionais.
No segundo dia, será realizada uma tertúlia “O mundo em Abrantes: Acolher e Integrar”, que contará com a colaboração das Juntas de Freguesia. Pretende-se um momento de partilha de experiências com testemunhos de pessoas de outras culturas. De seguida, ocorrerá um momento de carácter mais prático e formativo com a realização de um workshop, refere a nota da Autarquia.
Em simultâneo, no local de realização das Jornadas, será possível observar a exposição “15 anos Banco do Tempo” que assinala a existência deste projeto nacional em que a agência de Abrantes foi pioneira.
Organizadas pela Câmara Municipal, as Jornadas destinam-se aos parceiros da Rede Social de Abrantes e do Médio Tejo; Profissionais e Técnicos/as das diferentes áreas com intervenção social; Representantes das organizações Sociais e População em geral. As inscrições são livres, mas carecem de registo no site da Câmara (cm-abrantes.pt)
Celeste Simão, vereadora com o pelouro da Ação Social na CMA, contou-nos todos os pormenores do evento: