No sábado, dia 30 de setembro, o Núcleo de Abrantes da Liga dos Combatentes celebrou 93 anos de existência.
As cerimónias, decorreram no quartel da cidade, com a homenagem aos combatentes junto ao monumento do RAME, o agraciamento aos sócios com 25 anos de inscrição na Liga dos Combatentes e a entrega de diplomas de apreço e medalhões.
Sérgio Matos, presidente do Núcleo de Abrantes da Liga dos Combatentes, lembrou que ao longo dos anos o Núcleo tem assinalado “o aniversário sempre num dia de homenagem e de festa com os associados”.
“Este ano, temos 200 associados connosco e é feito aqui no RAME, porque é uma entidade parceira e porque também somos militares e foi esta a unidade que mais mobilizou para o Ultramar, na ordem dos 50 mil militares”, lembrou o responsável.
Na cerimónia de aniversário, marcaram presença, representantes de “oito núcleos, desde Vila Franca de Xira, Santarém, Entroncamento, Torres Novas, VN da Barquinha e Abrantes, que quiseram estar connosco a partilhar este dia”.
Quanto a objetivos futuros, Sérgio Matos disse que o Núcleo de Abrantes quer “continuar a defender os interesses dos nossos associados - dos combatentes”.
“Temos vários projetos estruturantes tais como a preservação das memórias, o apoio médico a nível psicológico aos combatentes do concelho e concelhos vizinhos, sendo talvez um dos trabalhos mais marcantes da nossa atividade. Depois, temos a parte da cultura, da cidadania, onde vamos às escolas e proporcionamos convívios e palestras. Ao longo do ano vamos invocando as datas importantes e evocando os combatentes porque é essa a nossa responsabilidade”, vincou o presidente.
A cerimónia terminou com uma visita ao museu do RAME e com um almoço convívio.
Na foto em destaque: Sérgio Matos, presidente do Núcleo local, Jorge Gaspar, vice-presidente da CM de Sardoal, César Reis, Comandante do RAME, Chito Rodrigues, presidente da Liga dos Combatentes, Manuel Jorge Valamatos, vereador da CM de Abrantes e Vasco Estrela, presidente da CM de Mação
Crédito: Carlos Soares