Paulo Sousa e Joana de Faria Maia, presidente cessante
Paulo Sousa, engenheiro mecânico, 65 anos, assumiu esta terça-feira, dia 27, a presidência do Rotary Club de Abrantes, num jantar de cerimónia que contou com a presença dos seus companheiros e convidados.
Rotário desde 1999, Paulo Sousa é pela segunda vez presidente do Rotary Club, após ter deixado a presidência no ano de 2005/2006.
Em declarações à Antena Livre, Paulo Sousa afirmou que os projetos que transitaram este ano, “vão continuar, são projetos muito importantes. Vamos ter um ou dois projetos novos, mas serão projetos mais curtos”.
Os projetos transitórios passam pela formação em suporte básico de vida e as bolsas de estudo. Paulo Sousa atribui às bolsas de estudo, “o projeto mais antigo e emblemático”, explicando que no próximo ano o Rotary irá “ultrapassar as 500 bolsas atribuídas. Somos de longe o club do país com mais bolsas distribuídas”.
“Vamos dar continuidade ao protocolo de gestão e acompanhamento das bolsas de Cabo Verde e da Ribeira Brava. Estão aqui neste momento duas bolseiras, que estão a terminar o curso”, aludiu Paulo Sousa.
As duas bolseiras presentes Naomi Nertei e Irlanda Duarte, alunas finalistas da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, foram publicamente reconhecidas pelo seu percurso.
Paulo Sousa explicou ainda que o Rotary Club de Abrantes tem duas grandes áreas de funcionamento: “os projetos educacionais e os projetos para a comunidade ao nível do apoio social. Na área educacional, temos as bolsas e o projeto do curso de liderança e na área social, neste momento estamos a apoiar uma associação de Alcaravela de assistência”, em Sardoal.
O novo presidente lembrou ainda que o Rotary Club apoia várias instituições de Abrantes como a Casa de S. José, o CRIA, a Santa Casa da Misericórdia e o Projeto Homem.
Joana de Faria Maia, presidente cessante, afirmou que com o seu mandato “deu para perceber melhor os problemas da comunidade abrantina” e permitiu “uma aproximação mais ou menos real da comunidade”. A responsável considerou que o último ano "correu muito bem” e que estava “feliz”.
Na cerimónia decorreu também tomada de posse de novos dirigentes. No Interact, Constança Diogo, presidente cessante, deu lugar a Leonor Rodrigues e no Rotaract, Rafael Matos, presidente cessante, passou a pasta a Gonçalo Simões.
No decorrer do jantar para além do reconhecimento das bolseiras, foram ainda homenageados companheiros do Rotary Club.
Fátima Saraiva_Estagiária ESTA