“10 Anos a Cruzar Vidas – Proteger o Presente, Promover o Futuro” é o nome da Conferência que assinala o décimo aniversário da Associação Vidas Cruzadas. A iniciativa tem lugar esta quarta-feira, dia 29 de março, no Edifício Pirâmide, com início marcado para as 10h00.
A Instituição que trabalha na área da promoção e proteção dos direitos das crianças e jovens convidou alguns especialistas nacionais para partilharem experiências e conhecimentos com os profissionais locais e da região.
A conferência vai dividir-se em dois painéis. Um sobre a “divisão do mundo familiar em situações de divórcio ou separação. Direitos das crianças, responsabilidades dos pais”. E, outro sobre os “olhares sobre a proteção das crianças e mulheres e a promoção dos seus direitos”.
Com moderação de Hália Costa Santos, Diretora do curso de Comunicação Social da ESTA e Patricia Fonseca, Editora da Revista Visão e diretora do jornal digital mediotejo.net. A sessão de abertura contará com a presença da Presidente da Associação, Vânia Grácio, do Diretor do Centro Distrital de Segurança Social, Tiago Leite e Maria do Céu Albuquerque, presidente do Município de Abrantes.
A encerrar os trabalhos irá estar Sónia Frade da CPCJ de Abrantes e Celeste Simão, vereadora com o pelouro da ação social do Município de Abrantes.
Segundo a Associação, as inscrições são limitadas, e podem ser efetuadas até dia 25 de março (com um custo de 20 euros), através do endereço: www.associacaovidascruzadas.org
Programa da Conferência:
9:30 Abertura do Secretariado
10:00 Sessão de abertura
Vânia Grácio – Presidente da Associação Vidas Cruzadas
Tiago Leite – Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Santarém
Maria do Céu Albuquerque – Presidente do Município de Abrantes
10:30 Painel I – Divisão do mundo familiar em situações de divórcio ou separação. Direitos das crianças, responsabilidades dos pais.
Moderação: Hália Santos – Diretora do curso de Comunicação Social da ESTA – IP Tomar
“A criança e os conflitos parentais - avaliação, intervenção e prevenção primária. Apresentação do jogo 'Somos uma Família”
Rute Agulhas - Psicóloga clínica e forense. Docente e investigadora no ISCTE-IUL
"Nós no mundo deles - a mediação como factor de protecção nas rupturasconjugais“*
Anabela Quintanilha – Mediadora Familiar/Advogada, Mestre em Justiça Alternativa
11:30 Pausa para café
"Dar Voz às Crianças e ao direito de ser representada"
Rui Alves Pereira – Advogado, Presidente da Associação “A Voz da Criança” – Associação Portuguesa da Criança e seus Direitos
12:30 – Intervenção do Público
14:30 Painel II – Olhares sobre a proteção das crianças e mulheres e a promoção dos seus direitos
Moderadora: Patricia Fonseca - editora na revista Visão e diretora do jornal digital mediotejo.net
“A promoção e protecção de crianças em perigo - o colo da lei”*
Paulo Guerra - Juiz Desembargador e Director-Adjunto do CEJ
“Regulação das Responsabilidades Parentais Vs Convenção de Istambul e Outros Mecanismos Legais de Defesa das Mulheres e Crianças que se Encontrem na Qualidade de Vítimas”
Leonor Valente Monteiro – Advogada, membro da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas
15:30 Pausa para café
“Decisão Judicial em Casos de Abuso de Crianças: Contributos da Psicologia”
Catarina Ribeiro - Docente da Universidade Católica Portuguesa do Porto, Psicóloga no Instituto Nacional de Medina Legal e Ciências Forenses do Porto
16:30 – Intervenção do Publico
17:00 Sessão de Encerramento
Sónia Frade – Membro da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Abrantes
Celeste Simão – Vereadora da Ação Social do Município de Abrantes