A vila de Tramagal, e a região de Abrantes, tem desde 21 de setembro um espaço de massagens Ayurvédicas. A funcionar apenas com marcações o espaço é gerido pelo terapeuta Ayurveda Hugo Monjhi.
O Hugo fez o seu curso Ayurveda, uma prática tradicional da Índia, em 2020 na ALBA - Associação Luso Brasileira de Ayurvédica e Disciplinas Associadas e agora agora decidiu avançar para a criação de um espaço próprio no Tramagal.
Depois da pandemia Hugo Monjhi decidiu trocar Lisboa pelo Médio Tejo, nomeadamente pela vida do Tramagal, onde diz “ter muita qualidade de vida longe dos ritmos acelerados da capital.”
Com uma vida ligada inicialmente ao audiovisual e à comunicação, Hugo Monjhi assume agora o sonho de poder lançar-se neste outro mundo de poder ajudar o próximo a trabalhar o corpo e a mente por forma a aumentar os índices de bem-estar dos seus clientes.
A massagem Ayurvédica é considerada uma prática tradicional através do sistema de medicina indiano e que se baseia na harmonização do corpo, mente e alma.
Cada massagem tem a duração de cerca de 90 minutos e aponta ao relaxamento, melhoria da circulação, equilíbrio dos Doshas, alívio de dores musculares e articulares., estimulação do sistema imunitário, melhoria do sono, desintoxicação ou conexão do corpo e da mente.
O terapeuta indica que a Ayurveda tem várias terapias associadas, mas revelou que, no Tramagal, o seu espaço vai apenas dedicar-se às massagens. No entanto, e em caso de necessidade, pode sempre encaminhar os clientes para outras respostas dentro da linha deste sistema medicinal indiano.
De acordo com a ALBA “a história concreta começa com o texto em sanscrito “Charaka Samhita” do Século II, escrito pelo médico Charaka. mas a origem está na ciência Ayur-Veda, contida na obra sagrada “Atharva Veda” do ano de 1000 Ac, de onde se originaram a filosofia espiritual e o Yoga. A lenda conta que Charaka veio sobre a Terra para conhecer a situação dos homens; tocado pelo estado lastimável da saúde, resolveu encarnar-se numa família de sábios para difundir os conhecimentos (Vedas) à humanidade.”
Ainda segundo a ALBA a medicina Ayurvédica, onde também as suas técnicas de massagem corporal, terapias, procuram manter o homem ao nível físico e mental num nível alto de saúde; então podemos dizer que a massagem é profilática, ou seja, preventiva, mantém a saúde ou recupera a mesma.
*(915 962 352 | monjhi.ayurveda@gmail.com)