Alvega, no concelho de Abrantes, recebeu de 29 até ao dia 2 de julho a XVI Feira Gastronómica e Cultural. O certame contou com quatro dias de festa, onde não faltou a gastromania tradicional, o artesanato, a cultura, o desporto e o turismo.
A Feira Gastronómica e Cultural tinha ao dispor seis tasquinhas e doze stands expositores, em plena Praça da República.
Adélia Botas, uma das visitantes que afluiu ao certame, explicou à Antena Livre que no dia 1 e 2 o certame “esteve muito bom” e que aproveitou os dois dias para saborear a típica gastronomia.
“Comi semineta é feito com figado de porco, é um prato característico aqui da zona, e pataniscas de bacalhau. A comida estava muito boa”, reforçou Adélia.
O ensopado de javali, a fritada de peixe, as sopas de verde, as couves com feijão, o bacalhau assado, a cabidela de galinha, entre outros, foram apenas alguns dos pratos gastronómicos tradicionais que se podiam encontrar na XVI Feira Gastronómica.
Célia Mourato, representante da tasquinha de Melhoramentos de Tubaral, disse à Antena Livre que todos os pratos que tinham confecionados “saíram todos. Esta feira correu-nos muito bem”, referiu.
Por sua vez, Célia Mourato detalhou os pratos que a tasquinha serviu durante a XVI feira Gastronómica: “na quinta-feira foi o serrabulho. Na sexta-feira foi carne de porco à Tubaral, um género de carne de porco à alentejana, no sábado foi couve com feijão e o bacalhau assado e no domingo foi arroz de feijão com as pataniscas de bacalhau”.
“Foram 4 dias muito bons”, salientou a representante.
O último dia do certame terminou com o Grupo de Danças Rítmicas de Concavada e com o músico Carlos Catarino.
O evento, que foi da responsabilidade da União de Freguesias de Alvega e Concavada, contou com a participação e dinamização da Associação de Melhoramentos da Freguesia de Alvega, da Banda Filarmónica Alveguense, do Clube Desportivo e Recreativo de Concavada, do Clube Recreativo de Pesca Desportiva de Areia e Casa Branca, do Clube de Caça e Pesca de Alvega e da Associação de Melhoramentos do Tubaral.
Fátima Saraiva Estagiária ESTA