O 12º Curso de Liderança, organizado pelo Rotary Club de Abrantes (RCA) em colaboração com o Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME) e com o apoio da Fundação Rotária Portuguesa, terminou no dia 12 de setembro, com um balanço muito positivo por parte de todos os intervenientes. Durante uma semana, 22 jovens (9 raparigas e 13 rapazes) responderam a um conjunto de desafios para desenvolverem as suas capacidades de liderança e participaram noutras atividades, como palestras e uma visita a uma empresa internacionalmente reconhecida, a Mitsubishi.
“É um prazer enorme ver os jovens a chegarem aqui e a criar um espírito de grupo fantástico e que fica para a vida”, evidenciou José Luís Silva, presidente do RCA, no balanço do 12º Curso de Liderança.
No jantar de encerramento, recorreu ao lema rotário deste ano (‘Imagine o Rotary’) para enquadrar esta atividade: “O que nós fazemos é imaginar. E há uma dúzia de anos (ou mais, por causa da pandemia), imaginámos fazer um Curso de Liderança e arranjámos parceiros de excelência. O RAME cedeu as instalações e uma equipa extraordinária que tem sabido cativar todos os anos os participantes.”
Recorde-se que os jovens, durante este curso, ficam alojados nas instalações do RAME e são acompanhados em todas as atividades pelos militares destacados para esta iniciativa.
O coronel Estêvão da Silva, comandante do RAME, agradeceu a confiança depositada na instituição que dirige para acolher o Curso de Liderança. Para este responsável, trata-se de um sinal de reconhecimento por aquilo que fazem e como o fazem. Este exemplo de colaboração faz com que os militares deste regimento se sintam “verdadeiramente integrados na sociedade”. Quanto ao desempenho dos jovens, o comandante foi claro: “Portaram-se bem. Chegaram e venceram”. Para além de deixar uma “palavra de apreço” à sua equipa pela forma como se envolveu neste 12º Curso de Liderança, Estêvão da Silva fez ainda um elogio às famílias dos jovens que nele participaram: “Nós estivemos (com os vossos filhos) uma semana e deu para ver a garra e a natureza destes jovens. E isto não acontece por acaso”.
Depois de uma semana intensa, um representante dos jovens que participaram neste Curso de Liderança, reconhecia que nem sempre foi fácil, mas que os objetivos foram atingidos: “Ao longo destes dias fomos postos à prova, através de várias adversidades, sobretudo cansaço físico e psicológico. Essas atividades é que nos permitiram desenvolvermo-nos enquanto líderes e ao mesmo tempo enquanto pessoas.” E concretizou: “As adversidades que enfrentámos levaram-nos a adquirir softskills, como o trabalho em equipa, a capacidade de adaptação, a gestão do stress, a tomada de decisão e a comunicação assertiva.”
Sara Vicente, uma das participantes, acrescentava: “Aprendemos coisas que nos dão valores que vão ser úteis no nosso percurso, não só pessoal, mas também profissional.” O momento que esta jovem aponta como o mais marcante foi o acampamento. “Foi o momento em que fomos levados ao limite e fomos totalmente surpreendidos porque não sabíamos o que ia acontecer e muito menos o que nos iam pedir para fazer.” Apesar das dificuldades, do esforço, do cansaço e das noites com poucas horas de sono, a jovem abrantina garante que “valeu super a pena”.
Humberto Lopes, do RCA, responsável pelo Curso de Liderança desde o seu início, também faz um balanço muito positivo do envolvimento dos jovens: “Este é o 12º Curso de Liderança. São 345 jovens que já passaram por este curso. Todos são diferentes, mas todos demonstraram que temos juventude para o futuro. Podemos estar errados quando pensamos que a juventude de hoje é muito diferente da juventude de há anos. Não é. Quando são postos perante os problemas e perante a possibilidade de encontrarem soluções, eles encontram”.
Relativamente ao aspeto que na edição deste ano do Curso de Liderança mais se destacou, Humberto Lopes aponta “o espírito de família”. Conta que todos os jovens que “estiveram sujeitos ao longo da semana a autoavaliação diárias, referem como ponto fundamental a família e isso é muito importante. Falam da família e falam dos amigos e isso significa que a juventude de hoje não está desligada da sociedade, sobretudo da sociedade mais próxima, e que contam com os pais e contam com a sociedade para a sua formação”.
Concluindo, Humberto Lopes identifica vários resultados positivos atingidos pelos participantes neste Curso de Liderança: “Estes 22 jovens que aqui estiveram vão mais maduros, mais responsáveis, sabem planear, sabem sobretudo aprender com aquilo que erram e sabem que não podem desistir. Vão persistir na busca dos objetivos que querem alcançar na vida.” E isso é “muito gratificante” para quem já organizou 12 cursos.
Para além dos exercícios físicos e dos desafios para desenvolver estratégias de liderança, os jovens assistiram a palestras ministradas por profissionais de diferentes áreas, como Luís Nunes, Sofia Loureiro, Fernanda Aparício e outros. Para estabelecerem um contacto mais próximo com a realidade profissional, os participantes no 12º Curso de Liderança fizeram uma visita à Mitsubishi, empresa que colabora com a organização desta iniciativa.
As câmaras municipais de Abrantes, Mação e Sardoal são também parceiras do RCA nesta atividade que se destina, sobretudo, mas não só, a jovens destes concelhos. O vereador Luís Dias, em representação do município abrantino, enalteceu “tudo o que tem sido construído pelo RCA, pelo Rotaract e pelo Interact”, os dois clubes de jovens rotários. Quanto aos participantes no 12º Curso de Liderança, o autarca deixou um elogio e um desafio: “Vocês são um exemplo, através de tudo o que conseguiram alcançar ao longo desta semana. E esperamos que ajudem a construir comunidades melhores e a deixar o mundo melhor.”
Créditos: Rotary Club de Abrantes