O sismo de magnitude 3,4 na escala de Richter registado hoje no Algarve, com o epicentro a cerca de 30 quilómetros a sul de Albufeira, foi sentido, mas não causou danos pessoais ou materiais.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), atualizou a primeira informação, dando agora conta que o sismo, registado às 05:48, “foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada)”.
O instituto adiantou que o sismo “não causou danos pessoais ou materiais”, salientando que a informação será atualizada se a situação o justificar.
Já às 07:18 foi registado um outro sismo, registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, com magnitude 2.6 na escala de Richter e com epicentro a cerca de 10 km a Sul do Porto de Mós.
Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) no concelho de Alcobaça (Leiria).Foi ainda sentido com menor intensidade no concelho de Porto de Mós (Leiria).
Segundo o IPMA, a localização do epicentro de um sismo é um processo “físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas”, pelo que “agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes”.