A Comunidade Terapêutica João Guilherme – Projecto Homem de Abrantes, com o apoio do Município de Abrantes, vai realizar na próxima quinta-feira, dia 22 de junho, as II Jornadas sobre comportamentos aditivos e dependências, que, este ano, serão subordinadas ao tema “ ”Drogas leves”: recreativas ou patológicas?”.
O tema em debate pretende dar resposta à preocupação crescente com o aumento do consumo destas substâncias, com particular incidência nas escolas e tem como objetivo o debate franco e aberto sobre o consumo de substâncias, em particular das chamadas “drogas leves”, sobre as dificuldades e desafios que este consumo transporta para a comunidade.
Sensibilizar e prevenir a comunidade, em particular os mais jovens, para o consumo de substâncias psicoativas ilícitas e apontar estratégias de prevenção são alguns dos objetivos destas II Jornadas.
Estas jornadas dirigem-se, não só aos profissionais na área dos comportamentos aditivos e dependências, mas também aos pais e encarregados de educação, toda a comunidade educativa e associações juvenis, além dos profissionais de apoio social, da área da saúde de outros profissionais com intervenção na comunidade.
A II Jornadas sobre comportamentos aditivos e dependências irão realizar-se no auditório da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes, no dia 22 de junho, a partir das 14 horas, contando com a presença de vários especialistas a área da intervenção nos comportamentos aditivos.
A participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória através do link https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-jornadas-sobre-comportamentos-aditivos-e-dependencias-657600459677?aff=oddtdtcreator.
PROGRAMA:
14h00 – Performance de saxofone do AEN2 Abrantes
14h15 – Sessão de abertura
Raquel Olhicas - Vereadora da Ação Social e da Saúde da Câmara Municipal de Abrantes
P. António Castanheira – Presidente da Direção do Centro Social Interparoquial de Abrantes
D. Antonino Eugénio Dias – Bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco
14h30 – Mesa I – Passado e presente: o que nos dizem as informações recolhidas?
“ Situação atual em Portugal: desafios e oportunidades”, por João Goulão – Diretor Geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências
“O consumo de “drogas leves” e o impacto na saúde mental”, por Alceu Dias – Membro da Comissão de Tratamento da Asociación Proyecto Hombre de Espanha e Diretor da Comunidade Terapêutica do Projecto Homem de Braga
Moderadora: Susana Mafra – Diretora do Centro de Respostas Integradas do Ribatejo
15h30 – Intervalo
15h45 – Momento musical com Marcos Vinícius (utente da CT do Projecto Homem)
16h00 – Mesa II – Panorama atual
“O que sabemos da região de Santarém”, por Sofia Nunes – Responsável pela Equipa de Prevenção do Centro de Respostas Integradas do Ribatejo
“Diversão não é adição, adição não é diversão”, por Nelson Coelho – Diretor da Comunidade Terapêutica para Jovens Quinta do Sol da ART - Associação de Respostas Terapêuticas
Moderador: Nuno Lopes – Psicólogo na Comunidade Terapêutica Projecto Homem de Abrantes
17h30 – Sessão de Encerramento
Luís Machados – Diretor Clínico da Comunidade Terapêutica Projecto Homem Abrantes
Maria Isabel Alves – Diretora do Agrupamento de Escolas Número 2 de Abrantes