Antena Livre
Deseja receber notificações?

Proteção Civil: Exercício com 300 operacionais testa resposta a incêndios rurais em Portugal

30/05/2024 às 10:12

Um exercício com mais de 300 operacionais decorre entre sexta-feira e sábado na região centro de Portugal para testar a capacidade de resposta da Proteção Civil contra incêndios rurais, anunciou hoje a instituição.

O exercício Fénix 2024, que junta os Comandos Sub-regionais de Viseu e Dão Lafões, das Beiras e Serra da Estrela e da Região de Coimbra da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), vai testar o sistema de controlo, com base na nova orgânica.

O exercício incluirá cenários de retirada de pessoas de aldeias e combate a fogos com “elevada velocidade de propagação” e “comportamento extremo”.

Os concelhos de Nelas, Seia e Oliveira do Hospital foram os escolhidos como cenário desta ocorrência simulada, estando previsto também um teste aos “seus instrumentos de gestão e resposta no âmbito da proteção civil, nomeadamente os planos municipais de emergência e proteção civil, os seus serviços municipais de proteção civil e os gabinetes técnicos florestais”, refere a ANEPC.

Além de bombeiros, vão estar envolvidos militares, GNR, sapadores florestais, médicos, empresas e várias outras instituições que integram o sistema da Proteção Civil.

Lusa

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - julho 2024
Jornal de Abrantes - julho 2024
PUB