Sara Tavares, Fernando Daniel, Tiago Bettencourt e Raquel Tavares são as cabeças de cartaz da edição deste ano das Festas do Almonda, que se realizam no Jardim das Rosas, em Torres Novas, Santarém, de quinta-feira a domingo.
Assinalando a elevação de Torres Novas a cidade, data que se celebra a 08 de julho, as Festas do Almonda oferecem “várias propostas artísticas e desportivas” para os fins de tarde e noites dos quatro dias, convidando “para ouvir e dançar boa música, assistir a uma peça de teatro em família, percorrer um caminho na Serra ou simplesmente desenhar com muita atenção as flores vermelhas do jardim, no coração da cidade e na margem do rio que dá o nome ao evento”, afirma uma nota do município.
As festas arrancam na quinta-feira à noite com o espetáculo de dança e circo contemporâneo “Luz”, pelo grupo Ome, no Teatro Virgínia, às 21:30, atuando Sara Tavares, a partir das 22:30, no palco 1, e Rosa Mimosa y Sus Mariposas, a partir das 00:00, no palco 2, numa festa que prossegue noite dentro no palco 3 com o Dj TDT.
Na sexta-feira, o espetáculo itinerante “Carripana” tem duas sessões, de manhã e à tarde, para o público escolar, estando a noite reservada para “O Gajo”, projeto a solo de João Morais, a partir das 21:30, no palco 4, Fernando Daniel, às 22:30, no palco 1, The Twist Connection, às 00:00, no palco 2, e Trio de Ataque, a partir da 01:00, no palco 3.
A “Carripana” volta a estar no Jardim das Rosas no sábado à noite, para todos os públicos, a partir das 21:30, atuando Tiago Bettencourt, às 22:30, no palco 1, Moonshiners, às 00:00, no palco 2, e Classics Band, à 01:00, no palco 3.
As Festas do Almonda terminam no domingo com o projeto O Corpo da Dança, no palco 2, às 19:30, a que se segue um espetáculo que junta rock com música filarmónica, com Auditório & SFUP (Sociedade Filarmónica União Pedroguense), estando o palco 1 reservado a Raquel Tavares, que encerra o programa.
Ao longo dos quatro dias, há tasquinhas, artesanato, atividades desportivas, insufláveis, a exposição “Valores Naturais do Rio Almonda”, pintura livre em aguarela, com o tema do rio Almonda, um “Peddy Photo Paper”, com convite à descoberta dos azulejos e varandins da cidade, passeios de canoa e gaivota no rio, entre outras iniciativas.
Lusa