Fátima foi a cidade escolhida para a realização, em setembro de 2026, do Festival Internacional de Cinema de Temática Religiosa Cristã, uma iniciativa organizada e promovida pela associação de artes cinematográficas Ensaio Imperdível.
A sessão de antevisão do cineFé, assim se intitula o festival internacional, realiza-se esta quinta-feira, dia 17 de maio, nos Missionários da Consolata, em Fátima, ocasião em que será possível conhecer melhor este projeto que se apresenta destinado ao público em geral, até porque “pretende acabar com o preconceito de que filmes de temática cristã só são destinados a pessoas religiosas”, como sublinham os seus promotores.
Tratando-se de um evento pioneiro em Portugal, onde as obras audiovisuais e cinematográficas em exibição terão exclusivamente temática religiosa cristã, o cineFé propõe-se “fomentar a produção audiovisual de temática religiosa cristã” e ser “um veículo de intercâmbio cultural e de diálogo usando a linguagem cinematográfica e audiovisual”.
O programa da Antevisão a 17 de maio abre às 16h00 e incluirá a exibição da curta-metragem «New Tomorow», realizada por alunos da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e do documentário «Angelo», uma produção que contou com o apoio da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre e que é dedicado à missão de um padre franciscano na Albânia.
Os principais propósitos da sessão de antevisão são a apresentação do cineFé em termos de objetivos, metodologia, atividades e programas especiais, e também para “permitir aos patrocinadores, parceiros e ao público experienciar a qualidade e o potencial do projeto”.
“Ao organizar este evento numa escala reduzida, pretendemos demonstrar como serão selecionadas e exibidas obras audiovisuais de temática cristã, bem como as atividades complementares – tais como workshops, master classes e palestras – que irão enriquecer o diálogo cultural e promover os valores que sustentam a nossa iniciativa. Esta antevisão serve, igualmente, para reforçar a confiança no projeto, evidenciando o rigor e a paixão com que organizamos os nossos eventos”, refere a Ensaio Imperdível.
A Ensaio Imperdível é uma associação de artes cinematográficas sediada em Ourém. Recém-criada, integra nos seus órgãos sociais profissionais das áreas da Comunicação Social, Cinema, Cinema Documental, Produção Multimédia, Som e Imagem, Publicidade e Marketing Relacional.
Preside à Direção da Ensaio Imperdível Erick Jesus, natural do Brasil, residente em Portugal há oito anos, com formação e experiência profissional em cinema e televisão. António Veiga, o vice-presidente, trabalha como diretor, produtor, editor, roteirista e gestor de conteúdos. O tesoureiro é Miguel Fernandes, natural de Leiria, com trabalhos em cinema e atualmente a produzir conteúdos para televisão. Preside à Assembleia Geral da Ensaio Imperdível Ricardo Filipe, natural de Lamego, com cerca de duas décadas de experiência em cinema e audiovisual, publicidade e televisão.