Pérsio Basso nasceu em Moita do Norte, concelho de Vila Nova da Barquinha, em 1976.
Formou-se em Jornalismo e Comunicação no Instituto Politécnico de Portalegre, em 1999. Mais tarde desenvolve estudos em Direito da Comunicação (Universidade de Coimbra, 2000), Fotojornalismo, através do Observatório da Imprensa (2004) tendo como mestre Luiz Carvalho, e também em Design Editorial, no Instituto Politécnico de Tomar (2012).
É profissional da comunicação desde 1997, exercendo funções nas áreas do jornalismo, assessoria de imprensa e design de comunicação. Trabalhou como jornalista no diário "Público" (1997 e 1999), no extinto semanário "O Independente" (1998) e na Rádio Hertz (1998). Atualmente exerce funções no Município de Vila Nova da Barquinha, onde é responsável pelo Gabinete de Informação e Relações Públicas, desde 1999.
Expôs trabalhos de fotografia a nível individual e coletivo, conquistando alguns prémios, com destaque para os concursos de fotografia promovidos pelo Jornal Expresso - “Luz” (2009) e “Instantes por cá” (2011), em que foi um dos vencedores. Os seus trabalhos podem ser vistos em algumas coleções particulares e unidades turísticas da região. As suas fotos estão publicadas em várias obras, sobretudo monografias e publicações do Município de Vila Nova da Barquinha, na Revista Barquinha Viva e nas redes sociais.