Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Abrantes: Gato “Copy” atingido a tiro. Donos apresentaram queixa na PSP (C/ÁUDIO)

25/10/2022 às 15:15
DR

A associação “Cornucópia de Talentos” tem na sua academia, em Rossio ao Sul do Tejo, dois gatos, o Copy e o Simba, que têm uma comunhão com as crianças. Assim que as educadoras abrem as portas eles saem do “seu” quintal e entram para o edifício a “saudar” as crianças.

Só que esta segunda-feira o ritual diário dos bichanos não aconteceu. No início ninguém ligou, porque apesar dos dois animais estarem registados, em nome da associação, e ambos terem chip, vivem em liberdade. Daí que não tenha havido muitas perguntas sobre os mesmos.

De acordo com Gisela Oliveira, presidente da Associação “Cornucópia de Talentos”, quando viram o Simba com um miar muito estranho e a saltar do quintal para o muro foram indagar e encontraram o Copy “paralisado nos membros inferiores. Ele estava vivaço e arrastava uma parte do corpo, pois tinha força para tal. Só que não mexia as patas traseiras”, explica a Gisela Oliveira. Primeiro não houve muito alarme porque pensaram numa picada de inseto ou até num atropelamento.

Quando o recolheram chamaram a veterinária que, não encontrando explicação no local para aquela paralisia, o levou a uma clínica no centro de Abrantes para exames complementares.

E foi depois desses exames, nomeadamente, uma radiografia que Gisela ficou atónita e revoltada. “Da clínica disseram que o Copy tinha levado um tiro e o chumbo estava alojado e a pressionar um nervo, que poderia estar a causar a paralisia dos membros do gato”, explicou a presidente da associação.

À hora em que falou com a Antena Livre [12:30 desta terça-feira] o Copy estava a ser alvo de uma intervenção cirúrgica que, ao que apurámos, correu bem, mas cujos resultados apensas serão conhecidos nas próximas horas, ou dias.

Gisela Oliveira revelou que chamou a PSP para apresentar uma queixa contra terceiros, pois não se sabe quem foi o autor do tiro, mas confirmou que o chumbo da pressão de ar, extraído na cirurgia, já foi entregue à PSP que vai agora fazer as investigações.

A presidente da associação diz que todos lamentam o “ato cruel” e que os meninos estão sempre a perguntar pelo Copy. As respostas são de que está doente e precisou de ir ao médico, mas isso não esconde a revolta que sentem porque os dois gatos são extremamente sociáveis e uma companhia para as crianças, em diversas terapias.

Gisela Oliveira, presidente “Cornucópia de Talentos”

A "Cornucópia de Talentos" – Associação para a Promoção da Saúde e o Desenvolvimento Humano é uma entidade sem fins lucrativos, com uma intervenção junto das comunidades locais, sendo as suas atividades destinadas a todas as faixas etárias. A Associação tem como missão principal a promoção de uma cultura integral da vida humana, através do desenvolvimento físico, emocional, mental e espiritual. Fazem parte ainda dos seus objetivos o apoio às famílias, designadamente a crianças e jovens, através da promoção da educação participativa e inclusiva.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - junho 2024
Jornal de Abrantes - junho 2024
PUB