A vida de um clube Rotário tem, todos os anos, momentos emblemáticos para com companheiros e companheiras que dele fazem parte. E há um desses momentos que acontece todos os anos que é a visita do governador do distrito ao qual pertence o clube, neste caso o Rotary Clube de Abrantes.
E foi nesta terça-feira, dia 16 de janeiro, que a data vai ficar gravada na história do clube de Abrantes e por mais do que um motivo. Primeiro, a visita do governador, e depois, já no jantar festivo, a entrada de um novo elemento para o clube, a entrada de um dos companheiros, dos mais novos, para o lote dos que são “seguidores” de Paul Harris, com uma doação para a Fundação Rotária Internacional, e por último, mas não menos importante, a assinatura de um protocolo entre a empresa Isatel e os rotários para a criação de uma bolsa de estudo para um aluno dos concelhos de Abrantes, Constância, Mação ou Sardoal poder fazer a sua licenciatura na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA).
José Luís Silva, membro do clube e administrador da Isatel, destacou que as empresas “têm de apoiar as instituições da nossa região. Uma bolsa para que alunos de Abrantes estudem em Abrantes.”
E não foram assinados dois acordos porque um dos companheiros não pode estar presente para formalizar o protocolo de criação de uma bolsa de estudo para um aluno do ensino superior que pretenda fazer estudos agrários na vertente florestal. Trata-se de uma bolsa patrocinada pela Associação de Agricultores de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação.
As bolsas de estudo a alunos do ensino superior é uma das áreas de grande destaque do Rotary Clube de Abrantes, seja através do protocolo com o Município de Abrantes, seja da Fundação Rotária ou de empresas patrocinadoras. E, neste momento, o clube abrantino tem 72 alunos a usufruir deste apoio. E há que destacar que o Rotary faz o acompanhamento destes jovens através de companheiros que são mentores dos que “têm aqui” um apoio à sua vida académica.
Num dos momentos foi destacado o companheiro João Rufino, jovem médico que foi bolseiro deste clube, que entrou para o grupo “Paul Harris Fellow” com uma contribuição financeira para a fundação.
Ou seja, trata-se do reconhecimento aos membros do Rotary que contribuem, ou que têm contribuições feitas em seu nome, no valor de, pelo menos mil dólares, à Fundação Rotária.
Este reconhecimento foi instituído em 1957 para incentivar e demonstrar apreço pelas contribuições substanciais ao que era então o único programa da Fundação, as Bolsas de Estudos Avançados da Fundação Rotária, programa precursor das Bolsas Educacionais.
Ainda antes deste reconhecimento houve o momento de entrada de um novo companheiro para o clube de Abrantes. Para integrar este clube profissional o novo membro tem de ser proposto por outro, que será o seu padrinho, e passar por um rigoroso escrutínio, pois sendo um clube profissional é um clube de valores e assente em valores com o olhar para “dar” mais à comunidade-
Joaquim Santos apadrinhou Francisco Duro da Costa que entra ocupando a área de medicina veterinário. O novo membro antes de receber os emblemas do presidente do Rotary Clube de Abrantes e do Governador do Distrito teve de fazer o juramento que assenta em quatro perguntas: É verdade? É justo? Cria boas vontades e melhores amizades? É benéfico para todos os interessados?
Após o jantar evocativo da visita do governador o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, referiu a reunião que havia tido durante a tarde com os rotários e depois destacou o trabalho “enorme” deste clube, e não apenas nas bolsas de estudo ou no acompanhamento que fazem destes jovens.
“Há um trabalho discreto, mas muito importante para a comunidade”, disse o autarca de Abrantes.
Membro honorário do Rotary é o Cónego José da Graça que é também presença habitual nestes encontros. E quando convidado a dizer umas palavras olhou para o tema “paz” e direcionou a intervenção para os territórios onde existem conflitos armados. E deixou a pergunta ou o tópico para meditação: como é possível os estados falarem em paz numa sala e esses mesmos estados na sala ao lado negoceiam armas.
António Belém Coelho, presidente em exercício, explicou a visita e o contexto da mesma que começou com uma apresentação de cumprimentos ao presidente da Câmara de Abrantes, nos Paços do Concelho.
Depois seguiu-se uma visita à Central do Pego para perceber como funciona a produção de eletricidade tendo como base o gás natural. E, disse Belém Coelho, ficou a conhecer de uma outra forma este bem ou serviço que é indispensável nos nossos dias.
Na reunião entre governador e presidente, David Valente, ficou a conhecer o trabalho do clube de Abrantes, sem ser apenas uma das faces mais visíveis, que são as 72 bolsas de estudo que o clube patrocina. Há outras ações na área dos rastreios, da saúde mental, da formação em suporte básico de vida, sem falar do trabalho de sempre do Rotary Internacional de erradicação da poliomielite.
David Valente, o Governador do distrito 1960, que abarca metade do país e regiões autónomas, vincou que janeiro é o mês dos profissionais para depois direcionar uma primeira parte da sua intervenção sobre o que é ser rotário. “Ser profissional só pode ser estar ao serviço da comunidade. Por isso é que Rotary é um organismo de profissionais.”
E entre as perguntas que são feitas no juramento de um novo associado [É verdade? É justo? Cria boas vontades e melhores amizades? É benéfico para todos os interessados?] que vêm dos anos 30 do século passado há agora uma nova que começa a ganhar forma: É divertido? É intenso o que estamos a fazer?
Antes aos jornalistas o governador explicou a visita à Central do Pego, a reunião com o autarca de Abrantes e, naturalmente, a reunião com o presidente do Rotary.
No final do jantar houve a habitual troca de lembranças, sendo que o presidente da Câmara de Abrantes ofereceu uma cópia do Foral de Abrantes ao Governador e este ofereceu ao presidente do Rotary de Abrantes uma pequena estatueta em madeira, uma liga metálica, mas com uma base em pedra que significa a força e os fundamentos do que é ser membro de um clube rotário.
Galeria de Imagens