O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Tomar, no dia 18 de dezembro, deteve em flagrante um homem de 30 anos por violência doméstica, no concelho de Tomar.
Em comunicado, a GNR explica que “na sequência de uma denúncia a dar conta de uma situação de violência doméstica, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local, onde encetaram diligências policiais que permitiram apurar que a vítima, um homem de 64 anos, tinha sido agredido e ameaçado pelo filho e que este se mantinha nas imediações da habitação”.
No seguimento da ação, os militares localizaram o agressor e constataram que o suspeito estava em incumprimento da medida de coação de afastamento da vítima decretada pelo Tribunal Judicial de Santarém, no âmbito de uma investigação por violência doméstica. Já na presença da Guarda, “o suspeito voltou a injuriar e ameaçar a vítima, motivos que levaram à sua detenção em flagrante”.
O detido, com antecedentes criminais por violência doméstica, ameaças e coação, condução sem habilitação legal e sob o efeito do álcool, foi presente no Tribunal Judicial de Santarém, onde lhe foi decretada a medida de coação de prisão preventiva e, posteriormente, conduzido ao estabelecimento prisional.
A GNR esclarece ainda que “a violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva”.
Deixa ainda a indicação “se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe”:
No Portal Queixa Eletrónica, em www.queixaselectronicas.mai.gov.pt;
Via telefónica, através do número de telefone: 112;
No Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os contactos sempre à mão em www.gnr.pt/contactos.aspx;
Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx;
Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.